Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence estreia e pega português na Austrália

Hugo Calderano bate sul-coreano Cho Seungmin no Aberto da Austrália e agora pega o português Marcos Freitas

Hugo Calderano no Aberto da Austrália de tênis de mesa
ITTF

O brasileiro Hugo Calderano venceu com autoridade o sul-coreano Cho Seungmin na madrugada desta quinta-feira (11), pelo Aberto da Austrália de tênis de mesa. Fez 4 games a 1, com 11/5, 11/8, 11/2, 6/11 e 11/8 nas parciais. O próximo desafio, na rodada dos 16, é contra o português Marcos Freitas. Será na sexta (12), às 5h40 (Brasília).

Contra Cho Seungmin, que entrou no Aberto da Austrália de tênis de mesa como o número 83 do mundo, Hugo Calderano venceu mais pontos tanto no serviço, 24 a 16, quanto na devolução, 26 a 18. O brasileiro começou o torneio como o número sete do mundo, o primeiro não asiático na lista, dominada pelos chineses.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=YN_cGUDDg0Y[/embedyt]

 

Foi o terceiro duelo entre os Cho Seungmin e Hugo Calderano e agora o brasileiro está na vantagem, e de virada. No último confronto, no Aberto da Coreia do Sul de 2018, já havia vencido por 4 a 0.

O próximo desafio será contra Marcos Freitas, número 30 no ranking da federação internacional de tênis de mesa. No Aberto da Austrália, o português primeiro passou pela fase de grupos. Depois, na estreia do eliminatório, também nesta quinta-feira, venceu fácil o australiano Heming Hu. Fez 4 a 0 com parciais de 11/7, 11/1, 11/7 e 11/3.

Em resumo, Marcos Freitas jogou três e ganhou três, perdendo apenas um game. A única vez em que se encontraram foi no Aberto do Kuwait, em 2015, com vitória de Freitas.

Portugês Marcos Freitas no Aberto da Austrália de tênis de mesa

O português Marcos Freitas (ITTF)

O melhor do tênis de mesa

Se vencer o português, Hugo Calderano pode enfrentar o chinês Xu Xin, ninguém menos do que o atual líder do ranking mundial e campeão olímpico por equipes. Antes, porém, Xu Xin também tem de vencer sua segunda partida no Aberto da Austrália. Pega Lin Yun-Ju, de Taipei, nesta sexta-feira.

Xu Xin vem de título no Aberto do Japão, competição Platinum, e ganhou o Aberto da Austrália no ano passado. Além do Japão, jogou três torneios esse ano e chegou na semifinal dos três: Aberto da Hungria, o primeiro da temporada, e os platinuns de tênis de mesa do Catar e da China.

Hugo Calderano de volta

O Aberto da Austrália, em Geelong, é o primeiro de Hugo Calderano após um período de breve descanso, no intervalo da temporada europeia. Inicia o último quarto do ciclo olímpico.

+ PÁGINA ESPECIAL DE HUGO CALDERANO

No início de agosto, vai buscar o bicampeonato individual e de equipes no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos. Em novembro, disputa a Copa do Mundo Individual, podendo também ter pela frente a Copa do Mundo de Equipes, evento-teste para a Olimpíada no Japão. Além disso, os eventos regulares do Circuito Mundial.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa