Siga o OTD

Tênis de Mesa

Duas vitórias brasileiras no primeiro dia em Hong Kong

No individual, Eric Jouti segue em busca de vaga na chave principal. Nas duplas mistas, ele e Bruna Takahashi também venceram

Eric Jouti
Eric Jouti venceu duas na terça (ITTF/arquivo)

O Brasil comemorou duas vitórias no primeiro dia de disputas no Aberto de Hong Kong, competição do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. No individual, Eric Jouti segue em busca de vaga na chave principal. Nas duplas mistas, ele e Bruna Takahashi também venceram e estão na briga.

A vitória de Eric Jouti foi dramática e conquistada apenas no desempate: ele bateu o russo Sadi Ismailov, por 4 a 3 (11/8, 11/8, 8/11, 8/11, 11/9, 8/11 e 11/3). Mas terá um duríssimo adversário pela frente na fase preliminar 2, nesta quarta (5), às 2h10 (de Brasília): o japonês Kazuhiro Yoshimura, atual 49° do mundo, que enfrentou Hugo Calderano no Mundial da Hungria, criando grandes dificuldades para o brasileiro. Se vencer, terá mais um duelo antes da chave principal.

Eric Jouti também participou do triunfo nas duplas mistas, ao lado de Bruna Takahashi. Eles venceram os tailandeses Supanut Wisutmaythangkoong e Orawan Paranang, por 3 a 1 (11/2, 11/7, 8/11 e 11/9), na fase preliminar 1. O jogo que vale vaga na chave principal será contra os chineses Zhou Yu e Chen Xingtong.

“No individual, eu entrei bem firme desde o começo, sabia que era um jogador perigoso quando a partida aperta. Ele mudou o saque no terceiro set, quando estava 8 a 5 para mim, e isso dificultou muito o meu jogo. Consegui me adaptar, mudei a tática do meio para o fim e deu certo. Na dupla, jogamos bem, procuramos ser agressivos quando dava e deu tudo certo”, explica Eric Jouti.

As meninas estreiam no individual neste segundo dia. Gui Lin vai enfrentar a holandesa Xia Lian Ni, ainda nesta terça-feira, às 22h. Bruna Takahashi vai encarar a croata Mateja Jeger, já na madrugada de quarta, à meia-noite e meia. Ambas ainda terão mais um duelo pela frente se vencerem, para só depois conquistarem a vaga na chave principal.

As duas derrotas brasileiras no primeiro dia do Aberto de Hong Kong de Tênis de Mesa aconteceram no individual masculino e nas duplas femininas. Thiago Monteiro foi batido pelo francês Antoine Hachard, por 4 a 3 (7/11, 11/4, 5/11, 11/9, 11/7, 4/11 e 7/11). Bruna Takahashi e Gui Lin caíram para as russas Yana Noskova e Olga Vorobeva, por 3 a 0 (6/11, 9/11 e 10/12).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa