Siga o OTD

Tênis de Mesa

Kumahara e Yamada vencem e se classificam na Croácia

Brasileiras superaram duelos contra russa e eslovena e vão fazer companhia a Bruna Takahashi no eliminatório individual feminino. Duplistas também passaram

Jéssica Yamada venceu eslovena (Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br/arquivo)

As brasileiras Calorine Kumahara e Jéssica Yamada venceram a segunda pelo Aberto da Croácia de tênis de mesa e se classificaram nesta quarta (15) para o torneio eliminatório da competição individual. Lá se juntam à pré-classificada Bruna Takahashi, cabeça de chave número 12. No Sub-21, Bruna Takahashi foi eliminada.

Ainda nesta quarta-feira, no torneio de duplas feminino, Bruna Takahashi e Jéssica Yamada venceram os dois duelos do qualificatório e se classificaram para a chave principal.

Jéssica Yamada jogou primeiro e venceu a eslovena Ana Tofant por 3 games a 2, de virada. Ana Tofant venceu o primeiro por 11/9, mas Yamada conseguiu dar a resposta logo a seguir em um game decisivo para a partida. Fez dramáticos 13 a 11. Se perdesse, teria de buscar um 0/2.

A brasileira entrou com moral no terceiro game e venceu por 11 a 6, mas Ana Tofant não estava morta. Fez 11/5 no quarto e levou a decisão para o quinto, onde Jéssica Yamada prevaleceu com 11/6.

A partida foi a última do triangular no Grupo 18, válido pela fase inicial do Aberto da Croácia de tênis de mesa. Ambas as mesatenistas vinham de vitória sobre a outra integrante da chave, a turca Pembe Ozkaya.

“Estou feliz de ter passado do grupo. Minha adversária tinha um jogo incômodo para mim e eu consegui vencer, então estou bem contente”, disse Jessica. Na primeira rodada do eliminatório, na quina (16), ela pega a bielorrussa Viktoria Pavlovich. “Terei um grande desafio pela frente, mas vou dar o meu melhor e lutar bastante”.

Calorine Kumahara vence batalha

Em outro duelo do dia envolvendo brasileiras, Calorine Kumahara enfrentou a russa Olga Vorobeva, pelo Grupo 25. A situação do triangular era bem parecida com a do grupo da Yamada. Tanto Kumahara quanto Vorobeva se enfrentaram na terceira e última parida da chave após vencerem a outra integrante, também turca, Ece Harac.

O duelo entre a brasileira e a russa foi em cinco games bem disputados. A brasileira saiu vencendo por 11/9, mas tomou a virada em um duplo 11/7. Os dois últimos games, vencidos por Calorine Kumahara, foram bem emocionantes. Primeiro a brasileira fez 12/10 para se manter viva no jogo e levar a decisão para a última parcial. Lá fez 13/11 e garantiu sua vaga. Na primeia fase do eliminatório enfrenta croata  Mateja Jeger.

Brasileiras seguem em frente nas duplas

Após se garantir no individual, Jéssica Yamada disputou o torneio qualificatório de duplas ao lado de Bruna Takahashi. Elas venceram as duas partidas do dia e se classificaram para a chave principal do torneio.

Primeiro passaram pela grega Elisavet Terpou e a romena Arina Singeorzan por 3 a 0, com 11/8, 11/5 e 11/9 mas parciais. Depois superaram as francesas Audrey Zarif e Pauline Chasselin de virada, em quatro games: 10/12, 11/9 e um duplo 11/8.

“Havíamos perdido por 3 a 2 para uma dupla francesa no Aberto da Eslovênia. Então, foi uma espécia de revanche. Apesar de não ter sido a mesma dupla, eram jogadoras bem fortes”, contou Jessica.

No eliminatório pegam a norueguesa Wenting Ma e a romena Elizabeta Samara.

Bruna Takahashi cai na Sub-21

Ainda nesta quarta, Bruna Takahashi disputou também o Sub-21 individual, já pelo torneio eliminatório. Ela passou pela primeira partida, na rodada dos 32, pela tailandesa Jinnipa Sawettabut por 3 a 1, com 11/4, 9/11, 11/4 e 11/9 nas parciais.

Na rodada seguinte, porém, Bruna Takahashi caiu para a romena Andina Diaconu em cinco games. A brasileira venceu o primeiro por 11/6, tomou a virada com 11/9 e 14/2, e empatou o duelo com 11/8. O game desempate, porém, ficou com a adversária por 11 a 3.

No torneio adulto, ela estreia contra a tailandesa Nanthana Komwong.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa