Siga o OTD

Tênis de Mesa

Três brasileiros disputam o Aberto da Sérvia do Circuito Mundial

Thiago Monteiro, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara estão na competição nível challenge do circuito mundial a partir de 1º de maio

Thiago Monteiro subiu 20 posições no ranking após o mundial (Abelardo Mendes Júnior/Rede do Esporte/arquivo)

Três brasileiros disputam o Aberto da Sérvia, competição nível challenge do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Dentre eles, Thiago Monteiro é o atleta com maior destaque no ranking mundial. Vitor Ishiy e Caroline Kumahara também estarão em ação em Belgrado a partir desta quarta-feira (1º).

Depois de um bom Mundial, onde foi eliminado pelo português Marcos Freitas em jogo equilibrado, Thiago Monteiro subiu 20 posições no ranking e agora está em 71°. Sua melhor colocação na carreira foi o 59° lugar, em 2008. O brasileiro entra como cabeça de chave número 9 no Aberto da Sérvia.

Em seu último Aberto, no Catar, um dos eventos platinum do Circuito, Thiago Monteiro surpreendeu e chegou na fase de 32.

“Fico feliz de jogar. Depois de um torneio como o Mundial, muitas vezes queremos dar uma relaxada. Mas eu quero continuar jogando, aproveitar que estou treinando forte e seguir atuando no máximo de torneios. Na minha cabeça, estou focado em uma preparação cada vez maior, eventualmente subindo no ranking”, diz Monteiro, 37 anos, que revelou ter iniciado a temporada com uma preparação bem intensa.

Vitor Ishiy também é cabeça de chave da competição masculina, na posição 18. Após a participação no Mundial, o brasileiro disputou uma partida da Liga Francesa e agora segue para o Aberto da Sérvia.

“É uma maratona de jogos. Espero fazer um bom campeonato. Mas depois de um Mundial, a energia acaba baixando um pouco, pois você concentra toda a sua preparação para o principal torneio”, explica.

Caroline não está entre as cabeças de chave do torneio feminino de tênis de mesa e será a primeira a estrear, ainda na fase de grupos. Seu primeiro jogo acontece às 7h50 (de Brasília), contra a croata Hana Arapovic. Mais tarde, às 14h, ela encara a eslovaca Ema Labosova.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa