Siga o OTD

Tênis de Mesa

Após 16 anos, São Paulo volta a sediar Campeonato Brasileiro

Capital paulista já recebeu a competição em sete oportunidades e vai sediar também a Copa Brasil Sul-Sudeste, em março

Foto: Christian Martinez/RGB Studios

A cidade de São Paulo voltará a sediar uma edição do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) confirmou que a competição será realizada de 11 a 15 de dezembro, no Centro Paralímpico Brasileiro. Antes de 28 a 31 de março, a Copa Brasil Sul-Sudeste também acontecerá no mesmo local.

Com uma ótima estrutura para os atletas, o local foi escolhido por atender o padrão internacional que a CBTM busca em seus eventos.

“O determinante na escolha, primeiramente, foi a qualidade de infraestrutura do CT, com ginásios, área de treinamento, iluminação, entre outros. Vale ressaltar que os atletas terão a oportunidade de jogar em equipamentos de alta qualidade, que foram utilizados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O local também resolve um problema de logística, pois são necessários apenas 20 minutos para se deslocar do Aeroporto de Congonhas até o Centro Paralímpico”, disse Edimilson Pinheiro, líder de eventos da CBTM.

Esta será a oitava vez que a cidade de São Paulo recebe uma edição do Campeonato Brasileiro. A primeira foi em 1954, mas quem fez a festa foram os cariocas, que venceram as duas competições por equipes, o individual feminino (Nakma Cruz) e a disputa de duplas feminina (Dinah Bôscoli e Nakma Cruz), com os paulistas levando a melhor apenas no individual masculino (Fernando Olazarri).

Na última vez que o Brasileiro foi disputado em São Paulo, em 2003, os paulistas levaram a melhor entre equipes masculinas, clubes feminino (Estrela de Ouro/Santos F.C/PMS) e individual feminino (Lígia Silva). Lígia atuava por São Paulo, mas é natural do Amazonas, que também brilhou naquela disputa, com os títulos de clubes masculino (A.A.Nilton Lins) e individual masculino (Israel Barreto). O último Brasileiro aconteceu em Concórdia (SC), em dezembro. Hugo Calderano e Lin Gui foram os campeões individuais do Absoluto.

“É com imensa satisfação que nós vamos receber grandes eventos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa aqui em São Paulo. Um Campeonato Brasileiro e uma Copa Brasil, dois dos principais torneios do tênis de mesa nacional. Esperamos contar com todos os mesa-tenistas nessas competições”, comentou o presidente da Federação de São Paulo, Lidney Castro.

Mais em Tênis de Mesa