Siga o OTD

Tênis de Mesa

Atual campeão, Hugo Calderano quer o bi da Copa Pan-Americana

Sexto do mundo, brasileiro de 22 anos é o principal favorito ao título. ‘É muito importante eu voltar à América e jogar para pegar essa energia da galera’, afirmou

Divulgação/Xiom

Atual sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano conta com o apoio da torcida para buscar o bicampeonato da Copa Pan-Americana, que será disputada de sexta-feira (1º) a domingo (3), em Guaynabo, Porto Rico. Esta será a primeira competição continental do carioca de 22 anos em 2019.

“Gosto muito de jogar na América. O pessoal sempre me apoia muito, me recebe muito bem. E acho que preciso disso. Por mais que o nível não seja o mesmo da Europa e da Ásia, é muito importante eu voltar e jogar para pegar essa energia da galera que sempre me motiva e me empurra muito nas competições”, afirmou o brasileiro.

A Copa Pan-Americana reúne 16 atletas classificados por meio dos campeonatos continentais do ano anterior e do ranking mundial. Hugo garantiu sua participação por ter sido o vencedor da edição 2018 do torneio, realizada no Paraguai.

Cabeça de chave número um da competição, o brasileiro não precisará disputar a fase de grupos, estreando somente no sábado (2), já nas quartas de final. Semifinais e decisão estão marcadas para domingo (3). Campeão e vice garantem suas vagas na Copa do Mundo individual deste ano.

Favorito ao título, Hugo vê o nível do tênis de mesa em evolução nas Américas. Além dele, o compatriota Gustavo Tsuboi (42º), o norte-americano Jha Kanak (51º) e o paraguaio Marcelo Aguirre (85º) são os cabeças de chave da Copa Pan-Americana.

“O nível nas Américas tem subido muito nos últimos tempos. Há vários jogadores ali que estão muito bem e podem ser perigosos”, disse o brasileiro, que lida bem com a expectativa de grandes resultados em Porto Rico.

“Já participei de muitos campeonatos como favorito, não é nada novo. Então não sinto essa pressão. Acabo conseguindo usar isso a meu favor”, completou.

Mais em Tênis de Mesa