Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence japonês e está nas quartas do ITTF Grand Finals

Na Coreia do Sul, Hugo Calderano avança para as quartas de final e encara número 1 do mundo

Hussein Sayed/ITTF/Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (14), Hugo Calderano estreou no ITTF Grand Finals do Circuito Mundial com vitória para cima do japonês Yuya Oshima e avançou para as quartas de final da competição. Agora, o atleta brasileiro enfrenta Fan Zhendong, da China, atual líder do ranking mundial. A competição é eliminatória e está sendo disputada em Incheon, na Coreia do Sul.

No duelo de estreia pelas oitavas, Calderano não teve vida fácil, o ritmo foi intenso. Mesmo vencendo o primeiro e terceiro sets, Hugo levou a virada e esteve a um set da eliminação. Apesar da desvantagem, recuperou o controle da partida e manteve a intensidade do início para o jogo por 4 sets a 3, com parciais de 11/5, 4/11, 11/8, 8/11, 9/11, 11/4 e 11/7.

“Estou muito feliz. Joguei contra o Oshima no Australia Open em julho e perdi por 4 a 3, a partida foi muito dura e apertada. Estou muito feliz em vencer dessa vez. Em um determinado momento do jogo eu não estava muito bem fisicamente, mas consegui manter a calma e vencer os rallys, além de manter um bom nível de saques e recepções”, comemorou Calderano.

Próximo adversário

O torneio reúne os 16 maiores pontuadores do Circuito Mundial ao longo da temporada. Para a próxima fase, Hugo Calderano será o único mesatenista não oriental: são quatro atletas chineses, dois japoneses e um sul-coreano. Além disso, o brasileiro tem um grande duelo pela frente ao encarar o número 1 do mundo Fan Zhendong.

Este será o terceiro confronto entre Calderano e Zhendong no ano. Em janeiro, no Aberto da Hungria, o chinês venceu na semifinal da competição por 4 sets a 1. Naquela oportunidade, Hugo Calderano garantiu o bronze. O segundo duelo aconteceu em março, na grande decisão do Aberto do Qatar. Apesar do jogo duro, principalmente nos dois primeiros sets, Calderano não conseguiu segurar as investidas de Zhendong e acabou derrotado: 4 a 0. No entanto, o prata conquistado garantiu o melhor resultado da história do tênis de mesa brasileiro, além de colocar o brasileiro entre os dez primeiros do ranking mundial. Atualmente, ocupa o 6º lugar.

“Já enfrentei o Zhendong algumas vezes antes. Obviamente é muito difícil. Se ele é o número 1 do mundo, provavelmente deve ser o melhor jogador do momento. Eu vou relaxar agora e me preparar para isso mais tarde”, comentou.

Hugo Calderano e Fan Zhendong se enfrentam na madrugada deste sábado (15), às 02h50 (de Brasília).

Mais em Tênis de Mesa