Siga o OTD

Tênis de Mesa

Nesta sexta-feira, Hugo Calderano estreia no ITTF Grand Finals

Competição reúne os melhores da temporada no Circuito. Adversário da estreia é japonês. Caso vença, Calderano pode enfrentar o número 1 do mundo

Divulgação

A última competição da temporada 2018 acontece de 13 a 16 de dezembro. O brasileiro Hugo Calderano estreia na madrugada desta sexta-feira (14), às 5h05 (de Brasília), em Incheon, na Coreia do Sul, no ITTF Grand Finals, torneio que reúne os 16 maiores pontuadores do Circuito Mundial. O adversário será o japonês Yuya Oshima, 33° do ranking mundial e 16° no Circuito Mundial.

A competição será disputada em sistema eliminatório. Calderano é o sexto do ranking mundial e foi o sétimo melhor do Circuito. Caso vença na estreia e avance de fase, o atleta brasileiro pode pegar o número 1 do mundo, Fan Zhendong, da China, nas quartas de final.

O brasileiro entra em uma competição totalmente dominada por asiáticos. São 13 ao todo (cinco chineses, quatro japoneses, três sul-coreanos e um honconguês), além de dois alemães. Na bagagem do único representante fora da Ásia e da Europa, um vice-campeonato em etapa platinum (Catar), uma semifinal em etapa regular (Hungria), uma quarta de final em etapa platinum (Coreia do Sul) e uma quarta de final em etapa regular (Suécia).

“Agora se juntam os 16 melhores do ano, e eu fico muito feliz de estar entre os melhores, porque com certeza não é fácil. São só dois europeus, entre esses, eu e mais 13 asiáticos. Então, só de estar lá já é um feito muito importante. E, claro, vou brigar com os asiáticos e dois europeus para tentar colocar o nome do Brasil lá em cima”, disse o número 1 do país no tênis de mesa.

Melhores do ano

O chinês Fan Zhendong foi o grande vencedor do prêmio ITTF Star Awards, em que são premiados os melhores da temporada. Além de contar com uma grande vantagem na votação popular (o tênis de mesa é o esporte mais popular da China, que tem o maior número de habitantes no planeta), o número 1 do ranking mundial fez uma temporada fantástica, sendo campeão da Copa do Mundo e dos Abertos da Hungria, Catar e Suécia. O brasileiro Hugo Calderano foi um dos quatro indicados ao prêmio, assim como o alemão Timo Boll e o japonês Tomokazu Harimoto.

Mais em Tênis de Mesa