Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Paratletas conquistam mais seis medalhas na Copa Costa Rica

Destaque na Copa Costa Rica para duas medalhas de prata entre os homens, nas classes 4-5 e 9-10. Jean Carlo Padilha também conquista prata, em equipe mesclada com chileno

Os paratletas do Brasil conquistaram mais medalhas na disputa por equipes da Copa Costa Rica. Ao todo, foram seis times com brasileiros que subiram ao pódio, sendo que uma equipe era mesclada com atleta de outro país. Destaque maior para três medalhas de prata, entre os homens: nas classes 1-3, 4-5 e 9-10.

+ VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TÊNIS DE MESA

Pratas

A primeira prata, da classe 4-5, foi conquistada por Alexandre Ank e Ecildo Lopes. Eles passaram em primeiro lugar no grupo A, contra equipes de Cuba e El Salvador/Guatemala. Na semifinal, bateram os franceses Phillippe Durieux e Yorick Adjal, por 2 a 0. Mas acabaram caindo na decisão, para os chilenos Cristian Gonzalez e Maximiliano Ávila, por 2 a 0.

A outra prata com equipes genuinamente brasileiras veio na classe 9-10 da Copa Costa Rica, com Claudio Massad, Lucas Carvalho e Basílio de Oliveira. Na primeira fase, eles bateram as equipes da República Tcheca e da Costa Rica, ambas por 2 a 0. Na semifinal, passaram por Cuba, pelo mesmo placar. Na decisão, acabaram sendo superados pelos russos Iurii Nozdrunov, Vladimir Glazov e Ivan Karpov, por 2 a 1.

“Foi uma prata com gosto de ouro. Jogamos de igual para igual com os russos. Estou muito feliz com meu desempenho. No balanço do torneio, foi muito bom. Ganhei do vice-campeão do mundo da classe 9, o Nozdrunov. Fiquei muito satisfeito também com a performance do Lucas e do Basílio. Isso me dá mais motivação para buscar o título no Parapan e conquistar a tão sonhada vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio”, disse Massad.

Outra medalha prateada foi conquistada por Jean Carlo Padilha, que participou de uma equipe mesclada com o chileno Rodrigo Bustamente, na classe 1-3. Em disputa de grupo único, eles só perderam para a equipe formada por Rússia e Cuba, superando os times canadense e costa-riquenho.

Bronzes

As outras três medalhas com participação de brasileiros foram de bronze na Copa Costa Rica. Duas delas, entre as mulheres. Na classe 1-5, Thais Severo e Marliane Santos ficaram em terceiro lugar na disputa de grupo único, sendo superadas pelas equipes da Rússia/Alemanha (ouro) e Cuba/Estados Unidos (prata). Em outra disputa de grupo único, na classe 6-8, Millena França, Elem da Silva e Aline Ferreira ficaram em terceiro lugar, atrás das equipes da Rússia (ouro) e Canadá/Costa Rica (prata).

O terceiro bronze brasileiro da Copa Costa Rica veio da classe 8 masculino, com Francisco Wellington e Alexon Piccolin. Depois de passarem em segundo lugar no grupo B, eles foram superados na semifinal pelos russos Artem Iakovlev e Aleksei Saunin, por 2 a 0.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia