Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano realiza primeiro treino e esbanja simpatia no Brasileiro

O principal mesatenista do país fez sua primeira atividade no Campeonato e ainda participou de solenidade de abertura. Estreia será neste sábado

Catia Oliveira - Hugo Calderano - Tênis de Mesa - Campeonato Brasileiro
Christian Martinez/RGB Studios

Um ídolo não se cria apenas com resultados e vitórias. Atenciosidade, carinho e simpatia são requisitos fundamentais para a construção de um grande atleta fora da área de jogo. Hugo Calderano, nono colocado no ranking mundial no tênis de mesa, demonstrou isso tudo e mais um pouco na sua primeira aparição no Centro de Eventos de Concórdia, nesta sexta-feira (30).

O mesa-tenista chegou ao ginásio de aquecimento ainda pela manhã. Imediatamente, todas as crianças e atletas das categorias de base correram para buscar uma lembrança com o ídolo. Uma foto, um abraço, um autógrafo, qualquer coisa valia. Calderano atendeu a todos, para depois realizar seu primeiro treinamento. Foi preciso organizar uma área separada onde ele e Thiago Monteiro, seu colega de Seleção, pudessem bater bola.

No início da tarde, ao lado de Cátia Oliveira, vice-campeã mundial paralímpica na Eslovênia, de Jessica Yamada e Thiago Monteiro, fez uma exibição de alto nível do tênis de mesa durante a solenidade oficial de abertura do Campeonato Brasileiro. Sempre sorridente, ainda atendeu algumas crianças presentes ao ginásio, para depois voltar aos treinos.

“Muito legal voltar para o Brasil e poder ver o pessoal, sentir o apoio da galera. É a primeira vez que venho a Concórdia. Não tive tempo ainda de ver muito da cidade, mas gostei muito do clima”, revelou o atleta.

Hugo Calderano estreia neste sábado (1), às 13h30, no Absoluto A, enfrentando Pedro Henrique Rodrigues, pelo grupo 8. A competição promete ser uma das mais fortes de todos os tempos, com a presença de Gustavo Tsuboi, Eric Jouti, Vitor Ishiy, Humberto Manhani (campeão de 2017) e Thiago Monteiro. Entre as mulheres, Lin Gui, Caroline Kumahara e Jessica Yamada devem brigar ponto a ponto pelo título.

“Acho que esse Campeonato Brasileiro é um dos mais fortes de todos os tempos. Pode servir como preparação para outros eventos internacionais, pois teremos jogos de alto nível”, analisou Thiago Monteiro.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Tênis de Mesa