Siga o OTD

Tênis de Mesa

Paulistas e Catarinenses se destacam no 1° dia do Brasileiro

Santa Catarina vence disputa de Absolutos entre as seleções estaduais, SP fatura no infantil e mirim nos dois gêneros, juvenil feminino e juventude masculino

Christian Martinez/RGB Studios

Os catarinenses foram os grandes vencedores da disputa de seleções da categoria Absoluto no 1° dia do Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, que começou a ser realizado na terça-feira, dia 27, em Concórdia, Santa Catarina. Eles venceram no masculino e no feminino, além de faturarem também o título entre os veteranos 5.

No Absoluto masculino, Luis Anjos, Gustavo Yokota, Jean Carlos Streit e Augusto Corrêa venceram os paulistas Guilherme Spinelli, Isaac Zauli, Emerson Maeda e Eric Mancini, por 3 a 1. No feminino, Priscila Salvador, Alexia Nakashima, Leticia Araújo e Janaina Costa repetiram o placar contra as paulistas Sara dos Santos, Maiza Santos, Ediane Bresciani e Larissa Kurotaki.

“A gente sabia que não ia ser fácil, todas as equipes eram fortes, principalmente São Paulo. É nossa principal adversária. Mas nossa equipe também é muito forte. Não treinamos muito juntas, mas nos damos bem na hora do jogo”, disse Alexia. “No ano passado, fizemos a final com elas também, um jogo também bem difícil, de paciência. São Paulo é sempre uma equipe favorita. Conseguimos jogar bem hoje e levar a vitória”, complementou Priscila.

No veterano 5, outro triunfo dos catarinenses. Celso Toshimi, Ademir Monteiro, Gilberto Onofre e Adair Felizardo bateram os paranaenses Hilton Brandão, Cezar Schacht e Ítalo Nishimori, também por 3 a 1. No sênior masculino, triunfo dos paulistas Claudio Massad, Israel Stroh, Rafael Nakamura e Tommy Castro sobre a seleção do Rio de Janeiro, com André Moreira, Claudio Beznos e Eduardo Oliveira: 3 a 2.

Já a seleção paulista dominou as disputas nas categorias de base na disputa de equipes do Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, em Concórdia (SC). Os mesa-tenistas do estado faturaram o ouro em seis das oito categorias menores: infantil e mirim (masculino e feminino em ambos), juvenil feminino e juventude masculino. Santa Catarina conquistou o título do super pré-mirim masculino e do juvenil masculino.

Na final do infantil masculino, Henrique Noguti, Matheus Braz, Luigi Yamane e Vinicius Tocura bateram a equipe do Paraná, formada por Joon Shim, João Vitor Pereira, João Lucas Tanno e Alan Tomimori, por 3 a 1. Na decisão das meninas, Melissa Arakaki, Fabiana Shintate, Rebeca Daniello e Gisele Cunha superaram a seleção catarinense, formada por Maria Eduarda Magagnin, Maria Comin, Alany Brandão e Maria Clara da Silva, por 3 a 2.

Os meninos e meninas de São Paulo foram vencedores também no mirim. No masculino, Thiago Uieda, Leonardo Iizuka, Nicolas Nishimura e Marcello Souza derrotaram o Paraná, de Eduardo Faustino, Eduardo Gruchoski, Mateus Martins e Vinicius Albano, por 3 a 0. No feminino, Beatriz Kanashiro, Sofia Kano, Laís Kurotobi e Beatriz Fiore bateram as catarinenses Laira Silva, Érica Peters, Katherine Ferreira e Fernanda Mohr, por 3 a 1.

Na final do juvenil feminino, as paulistas Beatriz Kimoto, Karin Tsumura, Laís Yuta e Giovanna Grilo superaram a equipe gaúcha, formada por Daniela Yano e Tainara Tanaka, por 3 a 2. “Foi uma vitória justa, apesar das dificuldades. Elas tinham uma atleta mais experiente e as partidas foram mais parelhas. Mas mantivemos a tranquilidade. Isso foi importante”, disse Karin.

Na final da categoria juventude masculino, a seleção paulista era formada por Thiago Pradella, Lucas Carvalho, Paulo Stein e Leonardo Fogaça. Eles derrotaram a equipe do Paraná, com Ygor Viana, William Yip e Rahylan de Andrade, por 3 a 0. “Foi o título da superação. Totalmente diferenciado. Estou me recuperando de uma lesão na lombar. Fiquei trinta dias parado. Mas agora é comemorar”, revelou Pradella.

Santa Catarina venceu duas categorias. No juvenil masculino, Enzo Nakashima, Lauro Sebold, Gustavo Marchiori e Henrique França derrotaram a seleção de São Paulo, com Diogo Silva, Pedro Rodrigues, Gustavo Kodama e Richard Pinheiro, por 3 a 1. No super pré-mirim, a única categoria de base sem paulistas na decisão, Caio Eliseu, Vicente Dalmass, Oliver Neves e Jorge Henrique da Silva derrotaram os paranaenses Felipe Lara, Yan Dezanet, Felipe Lima e André Lima, por 3 a 1.

Mais em Tênis de Mesa