Siga o OTD

Tênis de Mesa

Eric Jouti e Vitor Ishiy levam ouro nas duplas no Pan-Americano

Sem perder nenhum set, a dupla brasileira conquistou o bicampeonato Pan-Americano. Outros quatro bronzes foram conquistados neste domingo

Reprodução/YouTube

O Brasil já pode comemorar mais um título no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, que está sendo disputado em Santiago, no Chile. Neste domingo (25), Eric Jouti e Vitor Ishiy conquistaram o bicampeonato do torneio de duplas, ao baterem os paraguaios Marcelo Aguirre e Alejandro Toranzos, por 3 a 0 (11/5, 12/10 e 11/6).

Os brasileiros não perderam nenhum set durante a competição. Pouco antes, nas semifinais, Jouti e Ishiy haviam vencido os argentinos Gaston Alto e Horacio Cifuentes, por 3 a 0 (11/9, 11/6 e 11/8).

Os mesa-tenistas brasileiros já haviam conquistado o ouro nos torneios de equipes feminino e masculino. Eric Jouti e Vitor Ishiy repetiram a ótima performance do último Pan-Americano, em 2017, na Colômbia, quando também foram campeões.

Além do título na dupla masculina, o país teve outras quatro medalhas de bronze. Ficaram com o terceiro lugar Gui Lin e Jessica Yamada na dupla feminina e, novamente, Gui Lin, Thiago Monteiro e Bruna Takahashi nas disputas individuais. Assim, o Brasil terminou a disputa com sete medalhas, sendo três ouros e quatro bronzes.

O jogo

A partida contra os paraguaios começou equilibrada. Aguirre e Toranzos chegaram a estar vencendo por 3 a 2. Mas os brasileiros logo encontraram o melhor jogo, dificultando as devoluções de bolas dos adversários e abriram cinco pontos de diferença. Assim, conquistaram a vitória com tranquilidade.

Os paraguaios voltaram bem melhores e mais agressivos no segundo set. Abriram 3 a 0 no marcador, mas Jouti e Ishiy reagiram, equilibraram a partida e conseguiram definir nos momentos finais da parcial. Novamente os paraguaios iniciaram o terceiro set dificultando a vida dos brasileiros. Chegaram a estar vencendo por 4 a 1. Jouti e Ishiy conseguiram uma reação extraordinária e conseguiram virar para 11 a 6, garantindo o ouro.

Após a partida, Vitor Ishiy comemorou o bom desempenho apresentado pela dupla no Campeonato Pan-Americano: “Estou muito contente. Jogamos muito bem, tanto em equipes quanto em duplas, em um torneio muito forte, onde estavam presentes os melhores atletas das Américas. O jogo contra os paraguaios foi muito parelho, apesar da diferença de pontos no primeiro e no terceiro sets. Sabemos o quanto é difícil vencê-los”.

Mais quatro bronzes para o Brasil

O Brasil conquistou mais uma medalha na tarde deste domingo. Lin Gui e Jessica Yamada ficaram com o bronze no torneio feminino de duplas. Elas foram derrotadas na semifinal pelas canadenses Alicia Cote e Mo Zhang, por 3 a 0 (4/11, 8/11 e 8/11).

A primeira a jogar foi Lin Gui. Pela frente, um duelo com a canadense Mo Zhang, 23ª colocada no ranking mundial, que venceu a partida por 4 a 0 (12/10, 11/6, 11/5 e 11/8).

Pouco depois, pela semifinal masculina, o experiente Thiago Monteiro, de 37 anos e tantas conquistas, travou um duríssimo duelo de gerações com o jovem norte-americano Kanak Jha, número 1 do ranking Sub-18 e 65º do ranking adulto. Uma das melhores partidas da competição terminou com a vitória de Jha, por 4 a 3 (12/10, 8/11, 9/11, 7/11, 11/8, 11/9 e 6/11).

Finalmente, a mesa-tenista número 1 do Brasil, Bruna Takahashi, que teria outra adversária bem conhecida como obstáculo: a porto-riquenha Adriana Diaz, 42ª do ranking mundial. A atleta de Porto Rico levou a melhor: 4 a 1 (5/11, 11/8, 8/11, 7/11 e 5/11).

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Tênis de Mesa