Siga o OTD

Tênis de Mesa

Promessa do tênis de mesa, Joon Shim vence nos Jogos Escolares

Jovem, que é natural da Coreia do Sul, leva a 7ª medalha. Ele faz parte de programa de talentos da Confederação e almeja a seleção principal

A abertura das competições de tênis de mesa dos Jogos Escolares da Juventude reservou grandes jogos no Centro de Convenções de Natal (RN) e um destaque: Joon Shim, 14, natural de Seul (Coreia do Sul), que vive no Brasil desde os três anos. Ele comandou a seleção do Paraná que venceu a competição por equipes masculina. Na final, Joon Shim contou com a ajuda de Eduardo Gruchoski e Enzo Denis para derrotar o Amazonas por 3 jogos a 1. Apesar da pouca idade, esta é sua sétima medalha na principal competição estudantil do país, a sexta de ouro.

“Esta é minha terceira edição dos Jogos. Sou bicampeão no individual e nas duplas mistas, com a Ana Bonsere. Por equipes, fui bronze em 2016 e ouro no ano passado e este ano”, revela o atleta do Colégio Ateneu, de Londrina (PR), que explica em português fluente o motivo de ter trocado o país natal pelo Brasil: “Era um sonho do meu pai morar fora. Como ele tinha parentes em São Paulo e achou a cidade boa, nos mudamos. Só que, no ano seguinte, ele visitou Curitiba, gostou ainda mais e fomos para lá.”

Convocações e futuro na seleção

Há três anos, Joon Shim mudou-se novamente, dessa vez para Londrina. Ele é integrante do programa Diamantes do Futuro, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Para melhorar seu jogo, buscou melhores condições de treinamento com Willian Kumagai, auxiliar técnico da seleção brasileira feminina na Rio-2016. Na cidade paranaense, Joon Shim divide apartamento com o cunhado de Kumagai, possui bolsa escolar e treina na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL).

O bom rendimento na modalidade lhe rendeu também duas convocações para a seleção brasileira infantil, que disputou esse ano os campeonatos sul-americano e latino-americano. Para o futuro, as metas são ainda mais ambiciosas: “penso em treinar no exterior daqui alguns anos e defender a seleção brasileira principal.”

Resultados do tênis de mesa nos Jogos Escolares da Juventude – 13 de novembro

Equipe masculina
Ouro – Paraná (Enzo Denis, Joon Shim e Eduardo Gruchoski)
Prata – Amazonas (André Murchie, Felipe Scorissa e Davi Souza)
Bronze – São Paulo (Eduardo Tomoike, Caio Yazawa e Gabriel Kian)
Bronze – Santa Catarina (Guilherme Silva, Eduardo Fragoso e Marco Possamai)

Equipe feminina
Ouro – São Paulo (Lais Yuta, Giulia Takahashi e Laura Watanabe)
Prata – Rio Grande do Sul (Lívia Lima, Victoria Strassburger e Thais Tanaka)
Bronze – Paraná (Barbara Marroque, Ana Lustosa e Ellen Yaguchi)
Bronze – Santa Catarina (Ana Cabral, Maria Magagnin e Katherine Ferreira)

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Tênis de Mesa