Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano é indicado ao prêmio de melhor de 2018

Brasileiro foi escolhido pela ITTF para disputar o prêmio de melhor do ano com outros três atletas. Em 2015, Calderano foi indicado ao prêmio de revelação

Hugo Calderano avança com sua equipe à final da Bundesliga

O brasileiro Hugo Calderano foi indicado entre os quatro atletas que concorrem ao prêmio de melhor atleta do Tênis de Mesa em 2018. A divulgação foi feita pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) nesta terça-feira (6).

Esta é a sexta edição do prêmio e o público pode votar no próprio site da ITTF até o dia 19 de novembro. Logo após esta data, os resultados serão combinados com a avaliação de um comitê e da mídia especializada.

Aliás, a temporada do brasileiro para que entrasse na disputa foi de título Pan-Americano, vice-campeonato no Aberto do Catar e ser o primeiro mesa-tenista sul-americano a figurar no Top 10 do ranking. O brasileiro retomou a nona colocação na última atualização, no mês de outubro.

No ano de 2015, Hugo Calderano já havia sido indicado pela ITTF, mas ao prêmio de atleta revelação. Aquela havia sido a primeira vez que um brasileiro fora participar do evento.

Os adversários na disputa do prêmio

A disputa pelo prêmio, no entanto, será bem complicada. Estão no páreo concorrentes melhores ranqueados e com títulos expressivos na temporada.

O favorito é o chinês Fan Zhendong (líder do ranking mundial), que venceu os Abertos da Catar, Hungria e Suécia, além de ter sido o campeão da Copa do Mundo; o alemão Timo Boll (3º colocado no ranking) é o atual campeão europeu e vice-campeão da Copa do Mundo. Ele também é o atleta mais velho a liderar o ranking, com 36 anos e 11 meses; e o japonês Tomokazu Harimoto (6º colocado no ranking) venceu o Aberto do Japão e foi vice-campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude, o que lhe permitiu figurar como o mais jovem mesa-tenista no Top 10, aos 14 anos e 10 meses.

Atletas do feminino também são indicadas

No feminino, a disputa ficará entre a chinesa Ding Ning, a japonesa Mima Ito, a polonesa Li Qian e a chinesa Wang Manyu.

A Federação ainda deve indicar nas próximas semanas os nomes dos concorrentes em outras categorias. Os dois naipes do tênis de mesa paralímpico, técnico do ano e revelação do ano.

Confira o anúncio em vídeo pela ITTF dos candidatos ao prêmio:

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Tênis de Mesa