Siga o OTD

Tênis de Mesa

Giulia Takahashi conquista medalha no Desafio Mundial

Aos 13 anos, Giulia Takahashi supera Hugo Calderano e a irmã Bruna Takahashi, que conseguiram medalha aos 15 anos no Desafio Mundial de Cadetes

Divulgação/ULTM

Com apenas 13 anos, a mesa-tenista Giulia Takahashi garantiu medalha em sua primeira participação no Desafio Mundial de Cadetes. Na parceria com o japonês Sora Matsushima, derrotaram a dupla composta pelo canadense Edward Ly e a colombiana Juliana Rodriguez, por 2 a 0 (11/9 e 11/6), na manhã desta terça (30), no Japão. Assim, classificaram-se para a semifinal. Giulia conquista uma medalha em idade inferior a grandes nomes do país, pois Hugo Calderano, em 2011, e Bruna Takahashi (irmã de Giulia), em 2015, ambos com 15 anos, também trouxeram medalhas.

A disputa de uma vaga na decisão acontece nesta terça, às 22h45 (horário de Brasília), contra a dupla formada pelo neozelandês Nathan Xu e a romena Elena Zaharia. Na outra semifinal, o polonês Maciej Kubik e a sul-coreana Byun Seoyoung enfrentam o romeno Iulian Chirita e a japonesa Yukari Sugasawa. A decisão acontece já na madrugada de quarta, às 5h30.

“Eu me sinto muito feliz! Todo esforço de treinamento durante esse período, treinando sábados, domingos, valeu a pena, pois consegui uma medalha. E isso aconteceu também graças aos meus técnicos, minha família e todos que sempre me apoiaram”, disse a jovem atleta, radiante. “Tenho que treinar muito ainda para conquistar um ouro. Não esperava ganhar medalha logo nesta primeira participação. Isso me motiva bastante, para continuar evoluindo”, avisa Giulia.

A primeira medalha mundial de Lígia Silva

Lígia Silva, técnica que iniciou seu trabalho na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) nesta temporada, tem o seu resultado mais expressivo na nova função. Ela também atuou no Sul-Americano das categorias mirim e pré-mirim. Curiosamente, como atleta, apesar de ter sido a primeira mulher a jogar o torneio individual de uma Olimpíada e ter participado por três vezes dos Jogos, não havia conquistado uma medalha mundial.

Vitórias no individual, derrota nas duplas femininas

Giulia Takahashi teve um ótimo desempenho na disputa pela 17ª colocação do torneio individual. Eliminada na fase de grupos, ela brigou com as outras 15 meninas que saíram na etapa inicial. E foi a segunda melhor de todas, tanto que terminou em 18º lugar.

Na primeira partida, a brasileira derrotou a tunisiana Maram Zoghlami, por 3 a 0 (11/1, 11/6 e 11/7). No segundo jogo, ela bateu a canadense Kelly Fei Zhao, por 3 a 1 (11/7, 11/8, 10/12 e 11/9). Diante da malaia Xin Ni Lee, no terceiro confronto, Giulia venceu novamente: 3 a 0 (11/4, 11/9 e 11/3). Finalmente, na decisão do 17º lugar, a brasileira acabou batida pela norte-americana Rachel Yang, por 3 a 0 (4/11, 4/11 e 6/11).

Já no torneio de duplas femininas, Giulia acabou eliminada nas quartas de finais. A parceria formada por ela e a mexicana Arantxa Aceves foi superada pela dupla composta pela lituana Kornelija Riliskyte e pela romena Elena Zaharia, por 3 a 0 (11/13, 6/11 e 13/15).

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Tênis de Mesa