Siga o OTD

Tênis

Melo e Kubot conquistam título do ATP 500 de Halle

Melo e Kubot conquistam título do ATP 500 de Halle
Divulgação

A dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot, cabeça de chave número 1, é campeã do ATP 500 de Halle.

A dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot, cabeça de chave número 1, é campeã do ATP 500 de Halle. Pelo segundo ano consecutivo, Marcelo Melo e Lukasz Kubot comemoram na grama na Alemanha. Para conquistar o bi do ATP 500 de Halle, eles derrotaram os alemães Alexander e Mischa Zverev por 2 sets a 0.

Em jogo muito equilibrado, as parciais foram de 7/6 (7-1) e 6/4, em 1h27min, repetindo a final de 2017. Este foi o segundo título da temporada 2018 – antes venceram  o ATP 250 de Sidney, na Austrália – e o décimo jogando juntos, em 14 finais disputadas. E Melo chega a 30 na carreira, recordista brasileiro. Quatro deles na grama, com este e três no ano passado – S-Hertogenbosch, Halle e Wimbledon. Relembre aqui as chaves completas do torneio na Alemanha.

No set inicial, a primeira quebra foi dos adversários, no terceiro game, para fazer 2-1, mas devolvida em seguida por Melo e Kubot, empatando em 2-2, que tiveram nova oportunidade de break no décimo segundo game, para fechar em 7/5, mas Alexander e Mischa conseguiram salvar e a definição foi para o tie break.

Depois disso, Melo e Kubot não deram qualquer chance, marcando 7-1. E saíram na frente na segunda série, quebrando para fazer 2-1. Mas aí foi a vez dos adversários devolverem e ficar novamente tudo igual. Até o sétimo game, quando com mais um break, Melo e Kubot seguiram para vencer por 6/4 e comemorar o bi na grama de Halle.

“Foi realmente muito bom. Começamos com chance logo no início, não conseguimos, aí eles passaram um break a frente. Mas mantivemos a calma para pegar, logo depois, o break de volta. No tie break fomos bem superiores, jogamos muito bem, o que deu confiança para o segundo set. Jogamos bem de novo, como tínhamos de jogar, muito sólidos e isso foi muito bom. Aproveitamos a confiança do torneio inteiro para essa final”, comemorou Melo.

A vaga na decisão foi conquistada com a vitória diante do croata Ivan Dodig e o norte-americano Rajeev Ram, por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (5-7), 6/3 e 12-10. Agora, todas as atenções se voltam para Wimbledon, Grand Slam que será disputado a partir do dia 2 de julho, em Londres, na Inglaterra, onde ganharam o inédito título no ano passado.

Trinta e três partidas, 22 vitórias e dois títulos na temporada 

O brasileiro Marcelo Melo, 34 anos, e o polonês Lukasz Kubot, 36 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada 2017. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016.

Em 2018, até agora, foram dois títulos, com a disputa de 33 jogos e 22 vitórias – quatro em Sidney, campeões do ATP 250, três no Australian Open, em Melbourne, ambos na Austrália, uma no ATP 500 de Roterdã, na Holanda, uma no Rio Open, no Rio de Janeiro, uma no ATP 500 de Barcelona, na Espanha, duas no ATP 250 de Munique, na Alemanha, uma no Masters 1000 de Madri, na Espanha, uma no Masters 1000 de Roma, na Itália, duas em Roland Garros, duas no ATP 250 de S-Hertogenbosch, com Marcelo atingindo 450 vitórias na carreira, na estreia na Holanda, e quatro agora no ATP 500 de Halle, com a conquista do bi na Alemanha.

Em 2017, a dupla Melo e Kubot disputou 24 torneios, conquistou seis títulos, venceu 51 jogos, com apenas 18 derrotas. Entre essas vitórias estão a 400ª da carreira do brasileiro, obtida na estreia em Roland Garros.

No ranking mundial individual de duplas, Melo ocupa atualmente a quarta colocação, com Kubot em terceiro. Eles empatam em número de pontos, 6.980, mas pelo primeiro critério de desempate – torneios disputados ao longo de 52 semanas -, o mineiro tem uma competição a mais. O líder do ranking é o croata Mate Pavic, com 8.240 pontos, seguido do austríaco Oliver Marach, com 8.190.

Mais em Tênis