Siga o OTD

Tênis

Juvenis aproveitam experiência de treinar para Copa Davis

Foto: Matheus Joffre/CBT

Os jovens João Lucas Reis, de 18 anos, e João Victor Loureiro, de 15, auxiliam nos treinos do grupo que enfrenta a Colômbia pelo zonal da Copa Davis nesta sexta (6) e sábado (7)

Os jovens João Lucas Reis, de 18 anos, e João Victor Loureiro, de 15, vivenciam a experiência de treinar com grandes nomes do tênis brasileiros. Eles compõem o Time Brasil no zonal americano da Copa Davis em Barranquilla, na Colômbia. A equipe enfrenta os donos da casa nesta sexta (6) e sábado (7) em busca de uma vaga no playoff do Grupo Mundial da competição.

A ida de juvenis para a Copa Davis é parte do Programa de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Para os mais jovens, é uma forma de evoluir no esporte. “Estou aprendendo bastante com eles, os treinos são bem mais pegados, eu não estava acostumado com esse peso de bola e acho que a cada treino estou aprendendo uma coisa a mais e está sendo muito gratificante para mim”, disse João Lucas. Ele acredita que é gratificante ajudar a equipe a treinar para a competição.

“Para mim está sendo uma bela experiência, queria agradecer a todos pela oportunidade. Estou treinando com o pessoal, belos treinos, acho que todo mundo está bem firme para esse confronto. Estou aqui para ajudar a equipe e fazer eles se prepararem da melhor forma possível e conseguirem a vitória”, afirmou.

João Victor, por sua vez, revelou que precisou de alguma adaptação ao novo ritmo de treinos. “O volume deles é muito grande, o primeiro dia a gente estava ainda conhecendo o lugar, as condições, a quadra, mas agora já estou me acostumando e pegando um ritmo melhor para treinar bem e deixar eles preparados para o confronto”, avaliou.

Novidade na comissão técnica

O treinador Ricardo Schlachter, de juvenis, também teve a oportunidade de participar dos treinos do Time Brasil. Ele comemorou a oportunidade dos atletas, que podem conviver com profissionais.

“Para eles é uma oportunidade tremenda, é uma semana do ano diferente do que eles estão acostumados, que é o ambiente de juvenis. Aqui eles convivem com os profissionais, com as rotinas, o ambiente e o clima de uma Copa Davis, onde você representa o seu país. Acho que é o sonho de todo jogador, não só de tênis, mas de todos os esportes. E no caso do João Victor vivenciar isso com 15 anos é uma coisa tremenda e para o João Lucas também é uma oportunidade única”, comemorou. Para ele, a presença de um treinador também é fundamental para a troca de experiências.

“Para mim, como técnico, poder trocar experiências e aprender com o capitão João Zwetsch e com o Daniel Melo, que são treinadores referência no Brasil, também é uma grande oportunidade”, concluiu.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Tênis