Siga o OTD

Tênis

Melo e Kubot vencem jogo interrompido pela chuva

A dupla formada pelo brasileiro Marcelo Melo e pelo polonês Lukasz Kubot volta a jogar ainda nesta quinta contra o vencedor do duelo entre Andres Molteni/Horacio Zeballos Thomas Bellucci/André Sá

Marcelo Melo e Lukasz Kubot estão nas quartas de final do Rio Open. Em sua estreia no ATP 500, eles confirmaram o favoritismo e venceram o chileno Nicolas Jarry e o tcheco Jiri Vesely, vindos do qualifying, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 10-4, em 1h26min. A partida teve início na noite de quarta-feira (21), no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, mas foi interrompida no segundo set por causa da chuva e retomada nesta quinta-feira (22).

Cabeças de chave 1 no Rio, Melo e Kubot estarão em quadra novamente nesta quinta, à noite, em busca de um lugar nas semifinais, enfrentando os vencedores do jogo entre os argentinos Andres Molteni/Horacio Zeballos e os brasileiros Thomas Bellucci/André Sá, que será realizado nesta tarde, também adiado pelo mau tempo.

“Sabíamos que tínhamos de voltar a mil por hora, pois o jogo ia ser decidido rápido, já no segundo set ou indo para um match tie break. Então precisávamos estar muito ligados. Eles começaram o game jogando bem, depois acabaram quebrando e confirmando o segundo set e já entramos para disputar o match tie break. Foi a primeira vez que paramos em uma situação dessa, mas mantivemos a calma, mesmo perdendo o saque no segundo set, para ir com tudo na hora do match tie break, que acabou sendo muito decisivo para nós. Conseguimos sair com a vitória o que foi importante. Agora é ficar preparado  para o próximo jogo, que será hoje (quinta) ainda mais tarde. É só esperar, torcer para não chover. Estamos prontos para jogar”, explicou Melo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.

O jogo – Um set irregular com quebras de serviço dos dois lados. Depois de Kubot perder o saque e ficar em desvantagem de 1/2, a dupla número 1 do mundo devolveu a quebra e empatou a parcial. Melo sacou muito bem para fazer 3/2 e sem perder o ritmo a dupla conquistou nova quebra e logo marcou 5/2, dando a impressão que finalizaria o set com facilidade. Melo sacou no 5/3, mas permitiu a reação dos adversários, 5/4. Mas, uma nova quebra a favor dos líderes do ranking deu números finais ao set, 6/4 em 54 minutos.

O panorama não mudou no início da segunda série. Jarry e Vesely abriram 2/0, mas logo Melo e Kubot buscaram e empataram em 2/2. Kubot não confirmou o serviço e o tcheco Vesely, seguro, fez 4/2. Aí foi a vez de Melo sacar bem para o 4/3 e conquistar mais uma vez o serviço do chileno Jarry e empatar em 4/4, quando a chuva interrompeu a partida na noite de quarta-feira. A partida foi retomada nesta quinta-feira à tarde, no 4/4 do segundo set, com mais um break. Jarry e Vesely quebraram o serviço de Kubot para marcar 5/4 e, na sequência, 6/4, levando para a definição no match tie break. Após um início equilibrado, com empate em 3/3, Melo e Kubot conseguiram impor seu jogo e foram abrindo vantagem, vencendo quatro pontos seguidos para fazer 7/3 e, depois, mais três para fechar em 10/4 e avançar às quartas de final.

Onze partidas, nove vitórias e o primeiro título da temporada em Sidney – O mineiro Marcelo Melo, 34 anos, e o polonês Lukasz Kubot, 35 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada 2017. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016. Em 2017, a dupla Melo e Kubot disputou 24 torneios, conquistou seis títulos, venceu 51 jogos, com apenas 18 derrotas. Entre essas vitórias está a 400ª da carreira do brasileiro, obtida na estreia em Roland Garros.

Neste início de temporada disputaram onze jogos e conquistaram nove vitórias – quatro em Sidney, com o título do ATP 250, três no Australian Open, em Melbourne, ambos na Austrália, uma no ATP 500 de Roterdã, na Holanda, e uma no Rio.

Melo e Kubot terminaram a temporada passada como parceria número 1 do mundo e atualmente dividem a liderança do ranking mundial individual de duplas. Eles somam 9.560 pontos no ranking divulgado na segunda-feira (19) pela ATP. Em terceiro está o finlandês Henri Kontinen, com 6.790, mesma pontuação do seu parceiro, o australiano John Peers, que aparece em quarto lugar.

Recordes em 2018 – Marcelo Melo é o tenista brasileiro com maior número de semanas no topo do ranking mundial da ATP na carreira: 47. Desde que voltou ao primeiro lugar, em novembro, encerrando 2017 como número 1, Melo está há 21 semanas como líder (13 no ano passado e oito em 2018), atualmente ao lado do parceiro Kubot. Antes, ele ocupou a liderança pela primeira vez em 2015, por 22 semanas, também virando o ano na frente, e voltou ao primeiro lugar por mais quatro semanas a partir de maio de 2016.

Neste início de temporada, Melo passou a ser, também, o recordista brasileiro em número de títulos da ATP, com 29.

Principais conquistas na carreira – Entre os 29 títulos de Melo na carreira, todos em duplas, dois são Grand Slam – Roland Garros, na França (2015) e Wimbledon, em Londres (2017) e oito Masters 1000, além de cinco ATP 500 e 14 ATP 250. Com a conquista em Sidney, pelo 12º ano consecutivo comemora ao menos um título por temporada.

O primeiro título em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Tem dois Grand Slam – Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017 -, além de um vice em Londres (2013) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Paris, em novembro de 2017, chegou ao oitavo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016), Miami (2017) e Madri (2017).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis