Siga o OTD

Tênis

Quatro brasileiros avançam às oitavas do Banana Bowl 18 anos

Quatro brasileiros avançam às oitavas do Banana Bowl 18 anos
Matheus Joffre/CBT

João Lucas Reis, Gilbert Klier, Mateo Reyes e João Ferreira disputarão vaga nas quartas de final do Banana Bowl 18 anos.

Quatro brasileiros estão nas oitavas de final da categoria 18 anos do Banana Bowl 2018, disputado nas quadras de saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma: o pernambucano João Lucas Reis, o brasiliense Gilbert Klier, o equatoriano radicado em Santa Catarina Mateo Reyes e o mineiro João Ferreira.

Cabeça de chave número 13 e 33º do ranking mundial juvenil, Reis saiu de bye e confirmou o favoritismo ao vencer o norte-americano Nathan Han por 6/4 e 7/6 (4). Ele agora enfrentará o japonês Naoki Tajima, terceiro favorito, por uma vaga nas quartas de final.

“Foi um ótimo jogo, consegui ser bem agressivo nessa primeira rodada, que é sempre mais tensa. Cometi poucos erros e não dei espaço para ele. Amanhã (Nesta quarta-feira) espero fazer outro belo jogo contra o Tajima. Ganhei dele semana passada nas quartas [do G1 do Paraguai]”, contou o tenista, que também falou sobre a expectativa de ser o melhor brasileiro ranqueado do Banana Bowl 18 anos. “Expectativa boa, venho jogando bem nos últimos meses, pressão boa, tem bastante gente me apoiando e é seguir na chave e fazer um ótimo torneio”, completou.

Mais cedo, Klier foi o primeiro tenista nacional a avançar ao bater o búlgaro Adrian Andreev, oitavo favorito, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/4. Na sequência, Reyes passou pelo argentino Thiago Agustin Tirante, cabeça 7, por 7/5 e 6/2. E, por último, Ferreira derrotou o romeno Filip Jianu por 6/1 e 6/4 e também garantiu a classificação para a próxima fase.

Já os paulistas Matheus Pucinelli e Igor Gimenez, cabeças de chave 12 e 15, respectivamente, acabaram superados na estreia. Nos dois últimos jogos de simples da noite, ambos foram derrotados por holandeses. Pucinelli perdeu para Deney Wassermann por 7/6 (4) e 6/2, enquanto Gimenez foi superado em um duelo duríssimo por Lodewijk Weststrate, com parciais de 6/4, 6/7 (4) e 6/4.

No feminino, a única brasileira que seguia viva na chave principal de simples, a paulista Ana Luiza Cruz, acabou superada pela colombiana cabeça 1, Maria Camila Osorio, sexta colocada no ranking mundial juvenil, por duplo 6/1. A principal favorita pode conquistar seu quarto título este ano.

“Bom, é seguir pensando em partida por partida. Sei que este torneio é de muito nível, reúnes os melhores do mundo. Minha expectativa é ganhar o torneio, mas passo a passo e partida por partida”, afirmou Osorio, que conquistou os três torneios que disputou em 2018. Ganhei os torneios anteriores Costa Rica, Colômbia e Paraguai, mas é um torneio novo, outra semana e todas as meninas vêm dispostas a ganhar”, ponderou.

Mais em Tênis