Siga o OTD

Tênis

Brasil estreia contra a Venezuela na Fed Cup

Matheus Joffre

Sonhando com vaga no Grupo Mundial, o Brasil encara a Venezuela nesta quarta-feira. Bia Haddad volta a disputar a Fed Cup após dois anos.

Em busca de uma vaga no playoff do Grupo Mundial II, o Brasil fará, nesta quarta-feira, às 15h (horário de Brasília), contra a Venezuela, a sua estreia no Zonal Americano I da Fed Cup. O time verde e amarelo está no Grupo B da competição realizada no saibro do Club Internacional de Tenis, em Assunção, no Paraguai. Argentina e Guatemala se enfrentam no outro jogo da chave.

Sob o comando de Fernando Roese, o Time Correios Brasil é formado por: Beatriz Haddad Maia, Gabriela Cé, Nathaly Kurata e Luisa Stefani. Já a Venezuela conta com Andrea Gamiz, Aymet Uzcategui, Adriana Perez e Luicelena Perez e tem William Campos como capitão.

Os duelos serão decididos em melhor de três, com dois jogos de simples e um de duplas. As partidas serão em melhor de três sets, com tie-break e vantagem. A escalação das equipes pode mudar até 45 minutos antes do início do duelo.

Após dois dias de treinamento intenso na capital paraguaia, o capitão brasileiro acredita que a equipe está pronta. “As meninas treinaram muito bem, estão super ambientadas e agora o que vai fazer a diferença é a confiança, saber administrar esse nervosismo da estreia e tentar começar bem esse confronto. Vencer o primeiro jogo sempre dá uma tranquilidade maior, então é manter a concentração para começar bem e fazer um bom campeonato”, avaliou.

Número 1 do Brasil (59ª no mundo), Bia Haddad volta à competição após dois anos afastado por lesão. “Vai contar muito como vamos estar no momento do jogo. Fed Cup tem sempre um gostinho diferente por ser em equipe, então é se entregar em todo ponto, independente do resultado e de contra quem estiver jogando. Primeiro jogo acabamos tendo um frizoinho a mais na barriga, mas passa dois, três games aí é jogo de tênis e fazemos o que sabemos de melhor”, afirmou a paulista de 21 anos, que deve encarar a número 1 da Venezuela, Andrea Gamiz (187ª do ranking da WTA).

Na única vez em que as duas se enfrentaram, Bia levou a melhor sobre a venezuelana em um torneio, coincidentemente, no saibro de Assunção, em 2011. “Dependendo da escalação pode ser contra ela, uma menina que joga mais de direita, rápida, que gosta de enrolar, dar um slice, um drop, então tenho que ficar bem atenta. Vou buscar impor meu jogo, mais agressivo, mas tendo paciência porque a bola está escapando bastante, mas isso também favorece o meu saque. Mas tirando o tênis, o que vai mais contar é atitude, pegar a energia de fora da quadra, nós viemos em uma delegação de dez pessoas e cada um é muito importante”, ressaltou Bia, que soma oito vitórias em 13 jogos na Fed Cup.

A gaúcha Gabriela Cé, de 24 anos, já defendeu o Time Correios Brasil em 15 jogos na Fed Cup, desde 2014, e tem nove vitórias no currículo. Retrospecto que fica ainda melhor em simples com cinco triunfos em sete partidas. “Estamos muito animadas e bem preparadas. Foram dois dias ótimos de treinamento. Deu para se adaptar bem, agora é a hora que mais gostamos, que é a competição. Espero que possamos deixar tudo em quadra e sair com o resultado positivo”, projetou a tenista, que tem boas lembranças do Paraguai. Em 2014, a equipe brasileira conquistou o Zonal Americano da Fed Cup em território paraguaio com duas vitórias de Cé nas duplas.

A paulista Luisa Stefani estreou na última Fed Cup e foi importante para a permanência brasileira no Zonal Americano I. A tenista de 20 anos venceu os dois jogos que disputou, um de simples e outro de duplas. “A expectativa está alta, temos treinado firme, hoje foi ainda melhor que ontem, todo mundo treinou bem. Eu senti super bem a bola hoje, estava bastante confiante, treinei bem as duas seções e estou bem animada para começar a competição”, destacou.

A estreante Nathaly Kurata falou sobre a preparação para a competição e a expectativa de defender o Time Correios Brasil pela primeira vez na Fed Cup. “Eu treinei bem, senti super bem a bola. Hoje foi bastante produtivo, nós jogamos e deu para sentir mais como é o jogo, porque uma coisa é treinar e outra é jogar os pontos. A expectativa para amanhã é grande, nós conhecemos as meninas e estamos preparadas para dar tudo em quadra e jogar nosso melhor para sair com a vitória”, finalizou.

Nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta a Guatemala, também às 15h (horário de Brasília). E, na sexta, encara a Argentina, no mesmo horário, na quadra central.

Mais em Tênis