Siga o OTD

Tênis

Time Brasil estreia no Zonal da Copa Davis nesta sexta

Time Brasil estreia no Zonal da Copa Davis nesta sexta
Olga Paola Almanzar/Divulgação CBT

Estreante do Time Brasil na Copa Davis, João Pedro Sorgi abre o confronto contra José Hernández e Thiago Monteiro encara Roberto Cid na sequência.

O Time Brasil inicia nesta sexta-feira (2) o confronto inédito contra a República Dominicana, em duelo válido pela primeira rodada do Zonal Americano I da Copa Davis. As duas equipes se enfrentam nesta sexta e no sábado nas quadras rápidas do Club Deportivo Naco, em Santo Domingo. As partidas terão transmissão da Bandsports e da SporTV. O vencedor disputa uma vaga para o playoff do Grupo Mundial com quem ganhar da série entre Colômbia e Barbados no país caribenho.

Na última quinta-feira (1), foi definida em sorteio a ordem dos jogos do confronto. O estreante João Pedro Sorgi será o primeiro brasileiro a entrar em quadra nesta sexta, às 18h. O paulista de 24 anos, atual 365 do mundo de simples, enfrentará o dominicano mais bem colocado no ranking, José Hernández, que atualmente ocupa a 284ª posição.

“Conheço o José Hernández, estive em vários torneios com ele, nunca joguei contra, mas já treinamos juntos algumas vezes. É um jogador bom, tem muitas qualidades, mas nos conhecemos bem e acho que será um jogo equilibrado, onde quem estiver mais concentrado se sairá melhor. Mas não deixará de ser um jogo duro. Da minha parte, venho treinando muito bem, já adaptado às condições de jogo, preparado para dar o meu melhor e fazer o possível para somar o ponto para a equipe amanhã”, projetou Sorgi.

Na sequência, o cearense Thiago Monteiro, 117 do mundo de simples, encara o tenista número 2 da República Dominicana, Roberto Cid, que é o 468º do ranking.

“Esperamos um confronto equilibrado, até porque as condições estão bem rápidas. Não conheço muito o meu adversário, o Cid, mas buscamos todas as informações durante a semana e a equipe está bem adaptada, bem confiante. Tivemos uma excelente semana de treino aqui. E, para mim, não faz diferença ser o primeiro ou o segundo a jogar, porque independente disso jogamos na sexta, então temos que estar preparados. É torcer bastante para o Sorgi no primeiro e depois ir com tudo no segundo”, avaliou Monteiro.

No sábado, a dupla do Time Brasil, formada por Marcelo Melo e Marcelo Demoliner, outro estreante, enfrenta a parceria entre Nick Hardt e José Olivares, a partir das 17h. O mineiro e o gaúcho estão treinando juntos desde o início da semana, em Santo Domingo, para defender o Brasil e jogam como favoritos. Hardt ocupa a colocação de número 1.342 na ATP e, Olivares, a de 784.

“Temos treinado muito bem e as condições da quadra são também muito boas. Eu e o Demoliner pudemos fazer alguns sets aqui e a gente vem jogando bem. Acho que temos um entrosamento muito bom. Vamos tentar colocar isso em prática no sábado. Então está tudo indo de acordo com o planejado”, afirma Marcelo Melo.

Em seguida, caso o confronto ainda não esteja definido, Monteiro mede forças com Hernández, e, se permanecer empate, Sorgi encerra contra Cid. O paranaense Thiago Wild, de 17 anos e número 8 do ranking mundial juvenil, ficará como reserva.

“A expectativa é boa, o Sorgi joga primeiro, um jogo chave desse confronto, jogo duro. O número 1 deles, o Hernández, é um bom jogador, mas acho que temos boas chances de fazer os dois pontos amanhã. Nossos dois tenistas estão jogando bem, o Monteiro e o Sorgi. As condições de velocidade da quadra e da bola estão um pouco acima do que esperávamos, mas todos se adaptaram bem e espero que consigamos levar esses dois primeiros pontos amanhã”, finalizou o capitão João Zwetsch.

Além de Zwetsch, a comissão técnica brasileira conta com o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o médico Ricardo Diaz, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos e o Gerente de Esportes e Eventos da CBT e chefe da delegação Eduardo Frick, além do juvenil Christian Oliveira como sparring.

Mais em Tênis