Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo e Kubot estreiam em Xangai nesta quarta-feira

Gerry Weber Open

Marcelo Melo e Lukasz Kubot iniciam nesta quarta-feira, 11, a disputa do Masters 1000 de Xangai. O jogo, válido pela segunda rodada, será disputado por volta das 5h30min (horário de Brasília), diante de Feliciano Lopez e Marc Lopez.

A dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot, número 1 do mundo na Corrida para Londres, inicia nesta quarta-feira (11) a disputa do Masters 1000 de Xangai, na cidade de Xangai, na China. Cabeças de chave número dois do torneio, eles estreiam já na segunda rodada, diante dos espanhóis Feliciano Lopez e Marc Lopez. A partida será realizada por volta das 5h30min (horário de Brasília). Feliciano e Marc venceram por W.O os atuais campeões, os norte-americanos John Isner e Jack Sock, na primeira rodada.

Este é o terceiro torneio que Melo joga na China nestas últimas semanas, o primeiro Masters 1000. Antes, ele entrou na quadra no ATP 250 de Shenzhen e no ATP 500 de Pequim. “É a última disputa neste giro pela Ásia. Treinamos e nos preparamos para buscar os resultados neste Masters 1000. Agora é focar na estreia, para conseguir a vitória e avançar na disputa”, afirma Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.

No ranking mundial individual de duplas, o mineiro Melo ocupa o terceiro lugar, enquanto seu parceiro polonês, Kubot, é o quarto. Juntos, Melo e Kubot lideram o ATP Doubles Team Race to London, já classificados para o ATP Finais, que reúne as oito melhores parcerias do ano, em novembro, em Londres, na Inglaterra.

Melo – jogando ao lado do sul-africano Raven Klaasen – foi campeão em Xangai em 2015. No ano passado, com Kubot, perdeu na segunda rodada. Agora em 2017, Melo e Kubot já enfrentaram uma vez a dupla espanhola Feliciano/Marc e foram derrotados nas quartas de final do torneio de Monte Carlo.

Na temporada, cinco títulos e 40 vitórias – O mineiro de 34 anos, Marcelo Melo e Lukasz Kubot, polonês de 35, estão jogando juntos desde o início da temporada. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016. Em 2017, a dupla Melo e Kubot venceu 40 jogos, com apenas 14 derrotas. Entre essas vitórias está a 400ª da carreira do brasileiro, obtida na estreia em Roland Garros.

Das 27 conquistas de Marcelo na carreira, recordista brasileiro em títulos, cinco foram nesta temporada. O primeiro em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Agora, tem dois Grand Slam – Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017 -, além de um vice em Londres (2013) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).

Este ano, Melo e Kubot comemoraram os títulos de dois Masters 1000 – Miami (Quadra Rápida) e Madri (Saibro) –, o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda (Grama), o ATP 500 de Halle, na Alemanha (Grama), e na grama de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra.  Foram, assim, campeões em três diferentes pisos.

Mais em Tênis