Siga o OTD

Tênis

Tenista brasileiro tem planos frustrados pela pandemia

Fernando Romboli, número 93 do ranking de duplas da ATP, teve que abrir mão de torneios na Europa em razão do contexto sanitário do Brasil

Tenista Brasileiro Fernando Romboli Pandemia Coronavírus Europa
Fernando Romboli seguirá com seus treinos no Rio de Janeiro (Agência Start/Divulgação)

O fato de o Brasil não conseguir controlar a pandemia de coronavírus segue prejudicando alguns atletas. Um deles é o Fernando Romboli que, no momento, ocupa a 93ª posição do ranking de duplas da ATP. O tenista brasileiro decidiu ficar em seu país por causa da dificuldade em conseguir entrar em torneios na Europa e também porque teria que parar de treinar por 14 dias se fosse para o Velho Continente.  

+ Luisa Stefani bate rivais experientes e vai à semi nos EUA

“Estou optando em ficar no Brasil, esperar e ver se abrem mais torneios. O que vai definir esse ano é se houver a possibilidade de torneios fora da Europa, pois assim, aumenta a quantidade e melhora a distribuição”, explicou o atleta, que não irá aos torneios da ATP Challenger Tour nos dias 17 de agosto, em Praga e Todi, 24, em Praga e Trieste, e 31, em Ostrava e Cordenois, locais, respectivamente, alternados entre a República Tcheca e Itália.

Em decorrência da pandemia de coronavírus, a maioria dos eventos restringiu o número de inscritos tanto nas disputas de simples quanto na de duplas. Isso tem gerado um cenário com poucos torneios para uma grande quantidade de tenistas. Além disso, o tenista brasileiro não quer ter que ficar longe das quadras por 14 dias.  

+ Marcelo Melo viaja dia 15 para retorno ao circuito nos EUA

“Também tem a parte de viagem. Como estou no Brasil, país considerado de risco pela União Europeia, eu teria que fazer quarentena de 14 dias quando chegasse lá. Teria que ficar sem treinar e sem poder fazer nada. Ainda são muitas incógnitas para definir de fato e ir viajar. A minha decisão vem em conjunto de todos esses fatos. Essa decisão não é fácil, mas no momento é a mais acertada”, disse Fernando Romboli.

Treinos seguem no Rio de Janeiro

Tenista Brasileiro Fernando Romboli Pandemia Coronavírus Europa
Por causa da pandemia, Fernando Romboli ficará no Brasil (ATP/Córdoba Open)

Com a definição de não fazer viagens internacionais, Fernando Romboli dará sequência aos seus treinamentos no Centro de Treinamento Tennis Route, no Rio de Janeiro. Com a chave de duplas reduzida no US Open, o tenista brasileiro não poderá participar. Já em Roland Garros a quantidade de participantes não foi alterada e o atleta terá poucos torneios no período que antecede a competição no saibro francês.

“Como  o US Open teve a chave diminuída, só os jogadores Top 50 de dupla vão conseguir jogar. Então, os duplistas Top 60, 65 do mundo estarão na Europa, porque Roland Garros vai ter a chave de tamanho normal, então eles vão se preparar no saibro”, comentou o tenista brasileiro.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Vamos ter poucos torneios nessas quatro semanas antes de Roland Garros para se preparar, e esses torneios vão estar muito duros, nível ATP. A quantidade de jogadores é a mesma, mas a oportunidade de jogar é muito menor. Eu sendo 90, 95, devo ficar de fora de alguns”, concluiu Fernando Romboli.

Mais em Tênis