Siga o OTD

Tênis

Aberto de Washington é cancelado e adia reinício da temporada

ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos, marcaria a volta do calendário profissional de tênis, mas torneio não resistiu à pandemia de novo coronavírus

Aberto de Washington ATP 500 (Reprodução/ATPtour.com

Insegurança total. A pandemia ainda preocupa nos EUA e a ATP (Associação de Tenistas Profissionais) decidiu cancelar o ATP 500 de Washington. Este torneio, marcado para 13 de agosto, marcaria o retorno do calendário profissional de tênis.

Com tantas variáveis e nem todas as ferramentas para tornar a organização do evento segura, a ATP não quis arriscar e retomar um calendário que está paralisado desde março.

“Com apenas 23 dias para o início do torneio, existem muitos problemas externos não resolvidos, incluindo várias restrições internacionais de viagens e tendências preocupantes de saúde e segurança. Essas condições nos forçaram a tomar essa decisão agora com justiça para nossos jogadores, fornecedores e parceiros, para que possam ter certeza em torno de seu planejamento”, afirmou o presidente Mark Ein, do Citi Open, empresa que patrocina o Aberto de Washington.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É decepcionante que, devido a esses tempos sem precedentes, o Citi Open não possa ir adiante este ano”, disse Andrea Gaudenzi, presidente da ATP. “Infelizmente, no momento ainda existem grandes fatores em jogo que estão fora de nosso controle. Esperamos ansiosamente o retorno do ATP 500 de Washington como um dos nossos eventos americanos de assinatura em 2021.”

E agora?

Sem o Aberto de Washington para ser o marco do retorno das competições profissionais de tênis, os olhos se voltam para o US Open, em Nova York. O Grand Slam americano está marcado para começar dia 20 de agosto.

Complexo do US Open - coronavírus - tênis - hospital de campanha pandemia atp cancelar
US Open está marcado para iniciar no dia 20 de agosto, mas ATP ainda pode cancelar o Grand Slam (Divulgação)

Isso é apenas uma semana depois da previsão para o início do, agora cancelado, ATP 500 de Washington. Ou seja, a ATP e a organização do US Open estão quase no limite para definir ou cancelar o torneio.

Isso que um Grand Slam envolve bem mais atletas e uma logística complexa. Sem falar que o US Open desse ano, depois de negar, acabou confirmando que também irá organizar a disputa para cadeirantes.

A própria estrutura do US Open foi usada como hospital auxiliar durante os piores dias da pandemia em Nova York.

O pico da pandemia já passou em Nova York, assim como já diminuiu bastante na região em que a capital Washington fica situada. Mas isso não parece ser suficiente para se organizar um evento profissional de tênis.

Os Estados Unidos já chegaram a 143 mil mortes e estão com o aumento do número de casos na maioria dos estados.

A ATP anunciou que uma nova decisão sobre o calendário profissional de tênis deve sair em 15 dias.

‘Furona’

Não é só pessoa comum que está furando a quarentena, atleta também. Depois do caso de Caboclo, que deu uma escapadinha da ‘bolha da NBA’, a tenista americana Danielle Collins, número 51 do ranking mundial, foi expulsa de uma competição em Virgínia, EUA, após deixar o hotel, sem permissão, para um evento exibição.

+ WTA não descarta realizar torneios na China ainda em 2020

Segundo o “Globo Esporte”, a semifinalista do Aberto da Austrália do ano passado tinha criticado Novak Djokovic por seus comentários sobre o protocolo sanitário impostas pelo US Open de tênis.

Na ocasião, Djokovic tinha reclamado de todos os protocolos sanitários necessários para que os tenistas joguem o US Open.

Mais em Tênis