Siga o OTD

Tênis

Ranking feminino vai computar resultados dos últimos 22 meses

Assim como o masculino, a classificação mundial da WTA será baseada nos resultados das tenistas desde março do ano passado

WTA ranking feminino
ranking irá levar em conta os melhores resultados obtidos nos últimos 22 meses (Divulgação/WTA)

Dois dias após a ATP formalizar ajustes na formulação do ranking para o restante da temporada, foi a vez da WTA (Associação de Tênis Feminino) confirmar novas diretrizes. Paralisado desde março por conta da pandemia do coronavírus, o circuito mundial de tênis tem retorno previsto para agosto.

Seguindo linha parecida com a adotada entre os homens, o ranking de simples levará em consideração apenas os 16 melhores resultados nos últimos 22 meses. Já para as duplas, só os 11 melhores resultados serão contabilizados.

Diferentemente do que acontece tradicionalmente, quando os resultados levados em consideração são os realizados nos últimos 12 meses, o novo ranking da WTA abre a possibilidade que a tenista seja ranqueada de acordo com o seu desempenho feito desde março do ano passado.

+ IPC e Comitê Organizador anunciam planos para a pandemia

Sem repetições

No entanto, o novo ranking feminino proíbe que a atleta contabilize duas campanhas realizadas no mesmo torneio disputado em anos diferentes. Por exemplo, se uma jogadora disputar o Masters 1000 de Madrid em 2019 e 2020, apenas a melhor campanha entre essas duas edições será contabilizada.

Além disso, ficou definido que os pontos obtidos na temporada de 2020 vão permanecer no ranking do atleta 52 semanas ou até o mesmo evento ser disputado novamente em 2021.

Finals polêmico

A grande diferença em relação ao que foi anunciado para o circuito masculino fica por conta da classificação para o Finals, marcado inicialmente para novembro. Segundo o comunicado, a escolha pelas oito melhores tenistas da temporada levará em conta apenas os 16 melhores resultados obtidos no simples, e os 11 principais nas duplas.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A realização desta competição segue colocada em xeque. Isso porque o Finals da WTA está marcado para acontecer em Shenzhen, na China. No entanto, o governo chinês divulgou nesta quinta-feira um documento em que expressa a sua intenção de não sediar evento esportivo algum até o final deste ano.

Vale lembrar ainda que o Finals não é o único torneio do circuito feminino a acontecer em território chinês. Segundo o calendário divulgado pela WTA, outras seis competições aconteceriam no país.  

Mais em Tênis