Siga o OTD

Tênis

Ranking da ATP terá novo cálculo para o resto da temporada

Congelada desde março por causa da pandemia, classificação vai passar a considerar os 18 melhores resultados de cada jogador em 22 meses

ATP - Ranking ATP - Coronavírus
Ranking teve de ser revisto devido à paralisação pela pandemia (Divulgação)

A ATP anunciou ajustes no ranking para o restante desta temporada devido às mudanças causadas pela pandemia de coronavírus. O circuito mundial de tênis está paralisado desde março e tem retorno previsto para 14 de agosto.

O principal destaque revelado na segunda-feira (6) é a mudança no cálculo do ranking. Segundo a ATP, serão considerados, assim, os 18 melhores resultados de cada jogador em 22 meses, no período entre março de 2019 e dezembro de 2020. Anteriormente, eram considerados os 18 melhores resultados em 12 meses.

+Irmãos, Marcelo e Daniel Melo seguem rotina de treinos em BH

Com isso, o tenista não poderá contabilizar duas vezes o mesmo torneio entre os seus 18 melhores resultados, valendo apenas a melhor campanha. Por exemplo, se ele disputar o Masters 1000 de Madrid em 2019 e 2020, só será contabilizado o melhor desses dois resultados.

Além disso, ficou definido que os pontos obtidos na temporada de 2020 vão permanecer no ranking do atleta 52 semanas ou até o mesmo evento ser disputado novamente em 2021.

O próximo ranking será divulgado no dia 24 de agosto, servindo como base para definir os cabeças de chave do US Open. O último ranking do ano, por sua vez, será apresentado no dia 7 de dezembro.

+ Roland Garros terá torcida; venda de ingresso começa dia 9

Mudança na classificação para o Finals

Além da mudança no ranking, a ATP anunciou também ajustes na classificação para o Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada.

Assim, não haverá mais a chamada “Corrida para Londres” na chave de simples este ano. Ou seja, os oito classificados para o ATP Finals serão definidos com base no ranking do dia 9 de novembro e não no desempenho total da temporada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O mesmo acontecerá com o a Corrida para o Next Gen Finals (o Finals para atletas sub-21), apesar de ainda não ter sido definido se o torneio vai acontecer. A Corrida para Londres nas duplas, por sua vez, será mantida.

Veja o calendário para o segundo semestre:

ATP - Ranking ATP - Coronavírus
Temporada retorna após paralisação pela pandemia de coronavírus (Divulgação)

Mais em Tênis