Siga o OTD

Tênis

Finais da Copa Davis e Fed Cup são adiadas para 2021

Duelo do Brasil na Fed Cup foi remarcado para fevereiro, enquanto o confronto brasileiro na Davis ainda não tem data definida

Copa Davis - Fed Cup - Coronavírus - Brasil
Duelo do Brasil na Fed Cup será em fevereiro (Washington Alves/COB)

A ITF (Federação Internacional de Tênis) anunciou o adiamento das fases finais da Copa Davis e da Fed Cup para 2021, devido à pandemia de coronavírus. A decisão, no entanto, vai na contramão do restante do circuito (ATP e WTA), que se organizam para retomar as competições em 14 de agosto.

Todos os duelos que estavam previamente marcados para acontecer em 2020 foram, assim, adiados para o ano que vem. Isso inclui o confronto entre Brasil e Polônia pelos playoffs da Fed Cup. A partida, em solo polonês, será entre os dias 5 e 6 de fevereiro.

Copa Davis - Fed Cup - Coronavírus - Brasil
Novo calendário da Fed Cup (Twitter/fedcup)

Já as finais, com as 12 equipes já classificadas, vão acontecer entre os dias 13 e 18 de abril, em Budapeste, Hungria. A arena Laszlo Papp não estaria disponível no final deste ano, mais um motivo que influenciou na decisão de adiar a Fed Cup.

“Embora seja lamentável que as finais não possam ocorrer este ano, estamos confiantes de que poderemos sediar um excelente evento em Budapeste em abril de 2021. Nestes tempos extraordinários, acreditamos que o melhor caminho a seguir para proteger a saúde e a segurança de todos os envolvidos e respeitar melhor a integridade da competição é adiar a Fed Cup deste ano”, ressaltou David Haggerty, presidente da ITF.

Copa Davis

A fase final da Copa Davis, por sua vez, estava prevista para novembro deste ano em Madri. Mas foi adiada para a semana de 22 de novembro de 2021 na capital espanhola.

Assim como na Fed Cup, o duelo do Brasil nos playoffs também foi adiado. Com isso, o confronto com o Líbano acontecerá em março ou em setembro do ano que vem, ainda a definir.

Copa Davis - Fed Cup - Coronavírus - Brasil
Novo calendário da Copa Davis (Divulgação)

“O evento deve receber mais de 90 atletas com equipes de apoio, além de milhares de fãs, funcionários, parceiros e outras partes interessadas que viajam de países do mundo todo, cada um em um estágio diferente para lidar com a pandemia de coronavírus. Os desafios em sediar um evento em massa desse tamanho em escala internacional em um local coberto são consideráveis ​​devido, tanto no clima atual quanto no esperado”, disse a organização da Copa Davis em nota.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Esta será, portanto, a 12ª vez que a Copa Davis não terá um campeão desde sua criação. Realizado pela primeira vez em 1900, o torneio seguiu foi interrompido em 1910. Mais tarde, vieram as duas Guerras Mundiais, forçando uma pausa entre 1915 e 1918, e outra entre os anos de 1940 e 1945. E agora, mais uma vez interrompida, pela pandemia de coronavírus.

Mais em Tênis