Siga o OTD

Tênis

Dominic Thiem vence etapa da Sérvia do polêmico Adria Tour

Austríaco bate Filip Krajinovic e conquista primeira etapa do torneio beneficente organizado por Novak Djokovic

Dominic THiem conquista Adria Tour tênis
Dominic Thiem conquistou o título da primeira etapa do Adria Tour (Reprodução)

Atual terceiro melhor tenista do planeta, Dominic Thiem foi o grande campeão da etapa inaugural do polêmico Adria Tour. Realizada em Belgrado, capital da Sérvia, a competição amistosa de tênis contou com o público novamente lotando a arena para assistir de perto o austríaco superando Filip Krajinovic, número 32 do planeta, por 2 sets a 1, parciais de 4/3 (7-2), 2/4 e 4/2.

Com o torneio sendo disputado em formato de sets curtos, nenhum dos dois tenistas conseguiu realizar uma quebra de serviço nos primeiros games e levaram o set para o tiebreak. No desempate, Dominic Thiem soube dosar bem os ataques e venceu o primeiro set com um considerável 7-2 no tiebreak.

O austríaco não conseguiu manter o ritmo e intensidade no segundo set. Sofreu duas quebras de serviço e viu o sérvio igualar o placar . No entanto, no set decisivo da competição Thiem voltou a ser dominante em quadra e com uma performance de poucos riscos e venceu com um 4/2, garantindo o título da etapa.

Próximo parada: Croácia

Torneio amistoso, que conta com a participação de Novak Djokovic entre os organizadores, o Adria Tour vem sendo realizado nas regiões dos Balcãs, uma das menos afetadas pelo coronavírus na Europa. A próxima etapa do torneio acontece já no próximo final de semana, em Zadar, na Croácia.

Além da etapa croata, o torneio deveria aterrissar ainda em Montenegro e Bósnia. No entanto, uma nova regra do governo de Montenegro fechou as fronteiras do país para países que não estejam respeitando diretrizes similares as do país no combate ao coronavírus.

Dominic Thiem Adria Tour Tênis
Dominic Thiem (dir) e Filip Krajinovic decidiram etapa (Srdjan Stevanovic/Starsportphoto)

Como a Sérvia foi um dos países que acabou ficando de fora da lista dos aprovados pelo governo de Montenegro, os tenistas estão impossibilitados de viajar para o país que sediaria a terceira etapa do evento, que precisou ser cancelada. A próxima etapa do torneio acontece já na próximo final de semana, em Zadar, na Croácia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vale dizer que o “Adria Tour” não faz parte do circuito da ATP, que segue paralisado desde março por conta da pandemia do coronavírus. Atualmente, a previsão para a retomada dos torneios oficiais de tênis é para o início de agosto.

Torneio acompanhado de polêmica

Além do cancelamento de uma das etapas, o Adria Tour tem sido ainda alvo de outras enormes polêmicas. Um dos pontos questionados é o fato dos jogos estarem sendo realizados em uma arena abarrotada pelo público, sendo que pouquíssimos destes estavam utilizando máscaras ou respeitando o distanciamento social.

+ O ‘velho normal’ do torneio de Djokovic e a falta de empatia

Organizador do Adria Tour, Novak Djokovic foi bastante criticado e se defendeu. “A Sérvia tem “números melhores” em comparação com Estados Unidos ou Reino Unido. Você também pode nos criticar e dizer que isso talvez seja perigoso. Mas não cabe a mim determinar o que é certo ou errado para a saúde. Estamos fazendo o que o governo sérvio está nos dizendo”, declarou o tenista.

Os dados oficiais divulgados pela Sérvia dão conta que a região teve 12.251 casos de Covid-19 e 254 mortes por conta da doença.

Entre os críticos às ações do sérvio está o ex-tenista Fernando Meligeni, que classificou como “inaceitáveis as escolhas de Novak Djokovic durante esta pandemia.

Mais em Tênis