Siga o OTD

Tênis

Roger Federer defende junção das associações masculina e feminina

Suíço ganha apoio de importantes nomes do esporte como Rafael Nadal, Billie Jean King e Simona Halep

Roger Federer pede junção da ATP com a WTA nas redes sociais
montagem

Um dos maiores tenistas da história, o suíço Roger Federer fez um importante apelo pela igualdade de gêneros no tênis nessa quarta-feira (22) ao pedir a junção da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) com a Associação de Tênis Feminino (WTA).

O maior vencedor de torneios Grand Slams, atualmente se recuperando de uma cirurgia no joelho enquanto os esportes mundiais estão parados devido a pandemia do novo coronavírus, expressou suas opiniões em uma série de posts no twitter.

“Me pergunto… eu sou o único a pensar que agora é a hora do tênis masculino e feminino se unirem?,” questionou Roger Federer.

“Eu concordo com você. É muito confuso para os fãs ter de lidar com diferentes sistemas de ranking, logos, websites e torneios,” disse o suíço em resposta a um fã que reclamava por ter de assistir a duas transmissões diferentes nos jogos entre homens e entre mulheres.

+ EM MEIO À PANDEMIA, TÊNIS BUSCA OPÇÕES E TERÁ TORNEIOS EM MAIO

A profissionalização do tênis começou em 1968 e a ATP foi fundada quatro anos depois, regulando o tênis masculino desde então. A WTA foi fundada em 1973, unindo o tênis profissional feminino em apenas um circuito.

Nunca houve um circuito unido de tênis na história, mas homens e mulheres jogam os mesmos torneios por diversas vezes durante o ano, incluindo os quatro Grand Slams.

Apoio de outros tenistas

Os posts de Federer geraram enorme repercussão entre os fãs de tênis. Importantes jogadoras se manifestaram a favor do suíço. A romena Simona Halep e a espanhola Garbine Muguruza, ambas campeãs recentes do Torneio de Wimbledon, apoiaram a ideia de Federer.

A ideia proposta por Federer não é nova. Muitos antes dele defenderam a união entre a ATP e a WTA, como por exemplo a ex-tenista americana Billie Jean King, fundadora da WTA e grande defensora da igualdade de gêneros no esporte. A americana respondeu ao tweet do suíço, concordando com sua opinião.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Eu concordo, e venho dizendo isso desde o início dos anos 1970. Uma voz que fale por homens e mulheres juntos vem sendo a minha visão há tempos para o tênis. A WTA por sua conta sempre foi um plano B. Estou feliz que estejamos na mesma página. Vamos fazer acontecer,” respondeu Billie Jean King.

Rafael Nadal, outro grande nome do tênis masculino, também endossou o discurso de Roger Federer.

“Seria maravilhoso se saíssemos dessa crise mundial com a união do tênis masculino e feminino sobre a organização de apenas uma associação,” disse o espanhol.

Mais em Tênis