Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro perde e Brasil está eliminado na Copa Davis

Felipe Meligeni e Marcelo Demoliner vencem nas duplas, mas Thiago Monteiro é superado no simples e o país é eliminado da Copa Davis

Thiago Monteiro na Copa Davis contra a Austrália em Adelaide
Lucas Balduino/CBT)

O Brsil está eliminada da Copa Davis 2020 de tênis. No confronto realizado em Adelaide (AUS), os brasileiros enfrentaram os rivais da Austrália duas vezes na madrugada deste sábado (7). Na partida de duplas, Felipe Meligeni e Marcelo Demoliner venceram por 2 sets a 1 e mantiveram o país vivo no confronto. Porém, Thiago Monteiro foi superado na partida de simples, pelo mesmo placar, e a equipe brasileira deu adeus à competição.

Com o resultado, a Austrália se garantiu na fase final da Copa Davis, que acontecerá em novembro de 2020, em Madrid. Já o Brasil terá que participar novamente dos playoffs, ainda este ano. Se vencer, retorna à fase qualificatória em 2021.

Os jogos

A noite de sexta-feira começou com a partida de duplas do confronto. Felipe Meligeni e Marcelo Demoliner tiveram como adversários John Peers e James Duckworth. Nos primeiros seis games as duas duplas confirmaram seus saques e levaram o duelo igual. No sétimo, quando o saque era australiano, Felipe e Marcelo souberam aproveitar as oportunidades e, em um boa devolução de Meligeni, quebraram o serviço dos adversários.

No game seguinte, com uma sequência de saques de Felipe, o Brasil não teve problemas para confirmar o serviço e abrir 5 a 3. Nos dois games seguintes, Peers e Duckworth foram melhores que os brasileiros e conseguiram a igualdade em 5 a 5. Embalados pela torcida presente na quadra, os australianos mantiveram o ritmo e, se impondo nos pontos seguintes, confirmaram a vitória por 7/5.

Na segunda parcial, Felipe e Marcelo começaram atuando de forma mais consistente, principalmente na reta final de cada game, e com um quebra abriu 3 a 1 no placar. Em desvantagem, os australianos passaram a alongar mais os pontos e aproveitaram os erros brasileiros, conseguindo vencer três games em sequência e viraram o placar para 4 a 3.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Na continuação do segundo set, cada uma das duplas conseguiu confirmar seu saque, até o placar mostrar 5 a 5. Com o serviço, Peers e Duckworth buscavam se colocar em vantagem para fechar a partida, porém os brasileiros foram frios e a quebra veio, deixando o Brasil a um game da vitória. E ela veio com uma série de bons saques de Felipe Meligeni, fechando em 7/5.

Na abertura do terceiro set, o primeiro game demorou cerca de dez minutos para ser definido, com os australianos abrindo 1 a 0 na parcial. Na continuação, cada uma das duplas seguiu confirmando seu saque até o quinto game. No sexto, Peers e Duckworth ditaram o ritmo durante todo o tempo e quebraram os brasileiros, fazendo 4 a 2.

Na sequência, Demoliner e Meligeni foram cirúrgicos, cresceram no momento de definição e conseguiram o empate em 4 a 4. Nos dois games seguinte, Austrália e Brasil confirmaram o serviço e até o 6 a 6, levando o jogo para o tie break.

Nele, os brasileiros começaram muito bem e abriram vantagem no placar, com 6 a 2. Com quatro match points de desvantagem, Peers e Duckworth jogaram o máximo que puderam, conseguiram quatro pontos seguidos e igualaram em 6 a 6. No vai a dois, o saque do Brasil voltou a entrar e em dois excelentes serviços de Felipe Meligeni, a vitória veio por 8 a 6.

Monteiro vende caro a derrota

O jogo começou complicado para o tenista brasileiro. Apesar dos dois atletas conseguirem confirmar o saque, quando Milmann tinha o serviço a confirmação acontecia após poucas trocas de bola, o que não acontecia quando Thiago tinha a bolinha, chegando a levar dez minutos para confirmar seu saque.

Os saques foram mantidos até o 3 a 3, quando Thiago Monteiro cresceu e conseguiu uma quebra. Contudo, no game seguinte, Milmann devolveu a quebra de serviço e empatou em 4 a 4.

Na parte final do set, Thiago Monteiro e John Millmann confirmaram seus saques e e levaram a definição para o tie break. Nele, Monteiro e Millmann se alternaram, com a vantagem no placar sendo em cada momento de um dos tenistas. Na reta final, o brasileiro errou menos, fez 8 a 6 e fechou o primeiro set.

Na segunda parcial, Thiago Monteiro e John Millmann confirmaram seus saques nos primeiros 12 games do set, levando a definição para o tie break. Nele, diferente do que aconteceu durante a parcial, o tenista australiano conseguiu abrir vantagem nos primeiros pontos, colocando 4 a 0. Na sequência, Thiago voltou para o jogo e tirou a desvantagem, fazendo 4 a 3.

Porém, com alguns erros não forçados seguidos por parte de Monteiro, Milmann voltou a abrir a diferença e fechou o tie break em 7/3, forçando o terceiro e decisivo set.

Nele, mais uma vez os dois tenistas seguiram mantendo o saque. Milmann tendo um pouco mais de facilidade do que no restante do jogo, por ter encontrado a forma de sacar que incomodava Thiago.

Quando o placar apontava 6 a 5 para John Millmann e o saque era de Thiago, o brasileiro foi dominante e levou a definição mais uma vez para o tie break. Nele, os dois atletas se alternaram no placar mas na reta final, o australiano foi superior, venceu por 7 a 3 e venceu o duelo por 2 sets a 1.

Mais em Tênis