Siga o OTD

Tênis

Rio Open será 1º torneio de saibro a usar revisão eletrônica

Rio Open será um dos três torneios do mundo autorizados a testar o sistema de revisão eletrônica, que será usado no saibro pela primeira vez

Rio Open - sistema de revisão eletrônico
(Foto: Reprodução)

O Rio Open será o primeiro torneio de saibro a usar o sistema de revisão eletrônica. O sistema espanhol FoxTenn, primeiro a ser certificado oficialmente por todas as principais entidades do tênis, está em fase de testes no circuito da ATP e será utilizado no saibro pela primeira vez. As outras superfícies já contam com a tecnologia.

A ATP autorizou três torneios dos níveis 250, 500 e Masters 1000 a utilizarem o sistema. Estreando no saibro, o FoxTenn será uma novidade para os jogadores, que poderão pedir o desafio de forma ilimitada. Outra mudança será em relação aos árbitros de cadeira, que não precisarão deixar a cadeira para verificar a marca da bola deixada na quadra, valendo a chamada do sistema.

O FoxTenn, diferente de outros sistemas de desafio, tem os seus resultados gerados através da trajetória real da bola captada por câmeras de alta resolução e velocidade, sendo o primeiro sistema a utilizar esta técnica. Desta maneira, ele garante que não haja margem de erro, já que utiliza imagens reais do jogo, não estimativas.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Além das câmeras, o sistema também usa um scanner a laser de alta velocidade que, combinado com as câmeras, rastreia o posicionamento dos jogadores, a quadra e cada movimento da bola, deixando o sistema mais preciso e único.

Essa tecnologia gera uma análise tática da partida e os diversos dados, como precisão, altura e velocidade da bola, que serão disponibilizados no telão do Rio Open durante os jogos, enriquecendo a experiência do fã de tênis. As estatísticas também serão fornecidas para os jogadores após os jogos, colaborando com a experiência tática do atleta.

A sétima edição do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul.acontece de 15 a 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro. Os ingressos já estão disponíveis.

Mais em Tênis