Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo busca neste sábado inédito título em Wimbledon

Ao lado de Lukasz Kubot, Marcelo Melo disputa final de duplas em Wimbledon neste sábado às 12h30 contra Oliver Marach e Mate Pavic

O mineiro Marcelo Melo sempre afirmou que Wimbledon é seu torneio favorito e ser campeão no Grand Slam, em Londres, na Inglaterra, um grande sonho. Agora, ele está a um passo de ver o sonho virar realidade. Neste sábado (15), na quadra central do All England Club, Melo e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, cabeças de chave 4, vão em busca desse inédito título contra o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic – cabeças 16. A final de duplas terá início por volta das 12h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no Sportv 3 e na ESPN.

Marcelo Melo entra em quadra na decisão de Wimbledon como novo número 1 do ranking mundial individual de dupla, posição conquistada após a semifinal. Kubot subiu de oitavo para quarto lugar. Junto com o polonês, Melo forma, também, a melhor dupla da temporada – são os líderes do ATP Doubles Team Race to London, que define as oito parcerias de 2017 para disputar o ATP Finals.

Será a segunda final de Marcelo Melo em Wimbledon – em 2013 ficou com o vice-campeonato, ao lado do croata Ivan Dodig, perdendo a decisão para os irmãos Bob e Mike Bryan – e a terceira de um Grand Slam. Em 2015, Melo e Dodig foram campeões em Roland Garros.

O tenista mineiro buscará o 27º título de sua carreira e o quinto nesta temporada. Melo e Kubot já conquistaram, em 2017, dois Masters 1000 – Miami (Quadra Rápida) e Madri (Saibro) –, o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda (Grama) e o ATP 500 de Halle, na Alemanha (Grama). Além disso, foram vice-campeões no Masters 1000 de Indian Wells (EUA), chegando agora a sua sexta final no ano.

A dupla está invicta em quadras de grama em 2017, tendo vencido 13 partidas seguidas. No caminho até Wimbledon, Melo e Kubot conquistaram os dois torneios preparação que disputaram, na Holanda e na Alemanha. O ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, aliás, foi o primeiro título da carreira de Melo nesse piso.

Para chegar a decisão em Wimbledon, Melo e Kubot superaram três partidas em cinco sets, com mais de três horas de duração, mostrando muita concentração, foco, confiança e entrosamento. “Ao longo desses jogos, mostramos que estamos muito bem, tanto na parte física, como mental, enfrentando cinco sets, partidas difíceis, muito equilibradas, exigindo foco e confiança. Agora é continuar focados, passo a passo, como fizemos até aqui, e ir com tudo para essa final”, afirma Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

A campanha até a final de duplas – Na estreia em Londres, o mineiro Melo e o polonês Kubot não tiveram problemas para vencer os holandeses Wesley Koolhof e Matwe Middelkoop por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/0 e 6/3. Bem diferente da partida da segunda rodada, quando precisaram de cinco sets e 3h43 minutos para avançar, derrotando o alemão Philipp Petzschner e o austríaco Alexander Peya por 3 sets a 2, parciais de 6/2, 5/7, 6/3, 3/6 e 11/9.

Na terceira rodada, mais uma batalha de cinco sets, desta vez com uma virada espetacular, diante do romeno Florin Mergea e do paquistanês Aisam Qureschi: 3 sets a 2, parciais de 6/7 (3-7), 4/6, 6/1, 6/4 e 6/2, em 3h22min. Já nas quartas de final, eles conseguiram mais uma vitória por 3 a 0, diante dos irmãos britânicos Ken Skupski e Neal Skupski, parciais de 7/6 (13/11), 6/4 e 6/4.

Aí, voltaram a enfrentar cinco sets, em partida muito equilibrada, para ganhar dos cabeças de chave número 1, o finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers, por 3 sets a 2 – parciais de 6/3, 6/7(4/7), 6/2, 4/6 e 9/7 -, em 3h32min, e garantir lugar na decisão. A vaga foi muito comemorada pela dupla. Melo beijou a grama sagrada de Wimbledon. Kubot saiu dançando. Depois da festa, concentração para a final.

Número um, de novo – Esta é a segunda vez que o mineiro Marcelo Melo ocupa a liderança do ranking mundial individual de duplas. A primeira foi em novembro de 2015, permanecendo como número um por 26 semanas. Em 2015, aliás, ano em que terminou como melhor do mundo, Marcelo venceu seu primeiro Grand Slam: Roland Garros, em Paris, na França.

A dupla número 1 do mundo tem 33 vitórias na temporada, incluindo a 400ª da carreira de Melo, obtida na estreia em Roland Garros 2017, e apenas 9 derrotas.

Na carreira, Melo soma 26 campeonatos, recorde entre os brasileiros ao lado de Bruno Soares. E também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis