Siga o OTD

Tênis

Melo e Kubot estreiam com vitória no ATP Finals em Londres

Neste domingo (10), dupla derrotou Dodig e Polasek pela primeira rodada do Grupo Jonas Bjorkman, no torneio que reúne as oito melhores parcerias da temporada até o próximo dia 17 na Inglaterra

Marcelo Melo e Lukasz Kubot vencem a primeira no ATP Finals em Londres
(Peter Staples / ATP Tour)

Com uma vitória de virada, neste domingo (10), o brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot deram o primeiro passo na edição 2019 do ATP Finals, em Londres, na Inglaterra.

Na rodada inicial do Grupo Jonas Bjorkman, Melo e Kubot – que jogam como segunda melhor dupla classificada do torneio – estrearam derrotando o croata Ivan Dodig e o eslovaco Filip Polasek (8) por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 10-5, em 1h40min. A segunda rodada do grupo está marcada para esta terça-feira (12).

“Foi um belo jogo de tênis. Muito alto nível desde o início. Começamos com break na frente, aí eles aproveitaram dois ou três vacilos para quebrar de volta e depois jogaram muito bem até o final do primeiro set”, explicou Marcelo Melo, que continuou a avaliação do duelo.

“O importante para nós foi começar muito bem o segundo, mostrando que estávamos firmes no jogo ainda, iniciando com a quebra no primeiro game. E especialmente, também, o final do segundo set. Fechamos muito bem, muito sólidos e aí acabou dando mais confiança para jogar o match tie-break. Foi um jogo realmente muito bom, uma bela estreia contra um time que vem jogando muito bem”, finalizou o parceiro de Lukasz Kubot.

Match tie-break

No primeiro set, Melo e Kubot quebraram no sétimo game, 4/3, mas os adversários devolveram e igualaram em 4/4. Com novo break, no décimo game, Dodig e Polasek ganharam a série por 6/4.

O brasileiro e o polonês iniciaram o segundo set com tudo para empatar o jogo. E quebraram logo no game inicial, abrindo na sequência 2/0 e administrando a vantagem. No nono game, tiveram a chance de quebrar novamente e fechar, mas os adversários salvaram o break. Em seguida, devolveram o 6/4, levando a decisão para o match tie-break.

Com domínio desde o começo, Marcelo Melo e Lukasz Kubot marcaram 10-5 para comemorar a primeira vitória no ATP Finals.

Sétima vez

Na outra partida deste domingo em Londres, o sul-africano Raven Klaasen e o neozelandês Michael Venus (5) ganharam do norte-americano Rajeev Ram (EUA) e do britânico Joe Salisbury (4) por 2 a 0 (6/3 e 6/4).

Marcelo faz a sua sétima participação seguida (desde 2013) no Finals, recordista entre os brasileiros, a terceira ao lado do parceiro polonês (2017, 2018 e 2019). Foi duas vezes vice-campeão: com Kubot em 2017 e com Dodig – adversário nesta estreia – em 2015.

+ Melo e Kubot concorrem como a melhor dupla do ano

O ATP Finals reúne as oito melhores duplas da temporada. Na primeira fase, elas são divididas em dois grupos, jogando todas contra todos dentro dele. As duas melhores de cada um disputam as semifinais, no sábado (16). A decisão do título será no domingo (17).

Grupos ATP Finals de Londres

Grupo Max Mirnyi
(1) Juan Sebastian Cabal / Robert Farah (Colômbia)
(3) Kevin Krawietz / Andreas Mies (Alemanha)
(6) Jean-Julian Rojer (Holanda) / Horia Tecau (Romênia)
(7) Pierre-Hugues Herbert / Nicolas Mahut (França)

Grupo Jonas Bjorkman
(2) Marcelo Melo / Lukasz Kubot
(4) Rajeev Ram (EUA) / Joe Salisbury (Grã-Bretanha)
(5) Raven Klaasen (África do Sul) / Michael Venus (Nova Zelândia)
(8) Ivan Dodig (Croácia) / Filip Polasek (Eslováquia)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis