Siga o OTD

Tênis

Soares e Melo avançam no Masters 100 de Xangai

Soares foi para as quartas de final jogando ao lado do croata Mate Pavic. Já Melo e o polonês Lukasz Kubot venceram a primeira

Marcelo Melo e Lucasz Kubot
Marcelo Melo e Lukasz Kubot venceram a primeira (Michael Cummo / Divulgação)

O brasileiro Bruno Soares e o croata Mate Pavic venceram a segunda e passaram para as quartas de final do torneio de duplas do Masters 1000 de Xangai. Já Marcelo Melo, ao lado do polonês Lukasz Kubot, venceram a primeira e estão nas oitavas.

Bruno Soares e Mate Pavic venceram o francês Banoit Pare e o polonês Hubert Hurkacs por 2 sets a o, com parciais de 6/1 e 7/5. Na disputa por uma vaga na semifinal eles enfrentam os colombianos Juan Cabral e Robert Farah, primeiros cabeças da chave de duplas do Masters 1000 de XangI

Marcelo Melo e Lukasz Kubot estrearam com vitória nesta quarta-feira (9) no , garantindo vaga nas oitavas de final. A dupla, atual campeã e que joga como cabeça de chave número 2 na China, confirmou seu favoritismo e derrotou o croata Borna Coric e o chinês Runhao Hua – que receberam wild card – marcando 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/5, em 1h16min.

Na próxima rodada, em busca de um lugar nas quartas de final, Melo e Kubot enfrentarão o indiano Rohan Bopanna e o canadense Denis Shapovalov. O jogo será na madrugada desta quinta-feira (10), às 3h (horário de Brasília).

“Jogamos bem. Foi um jogo muito estranho, pois estávamos ganhando de 5 a 1 no segundo set e eles acabaram buscando dois breaks. Conseguimos quebrar depois e fechar no meu saque. Estava tudo sob controle, eles começaram de repente a jogar muito bem. Mas, como sempre falamos, é uma estreia, chegamos de última hora. Pelas condições foi muito bom. E agora é melhorar para a próxima rodada. Temos um jogo duro diante do Bopanna e do Shapovalov”, explicou Marcelo Melo

No primeiro set, Melo e Lukasz Kubot conseguiram a quebra no terceiro game, 2/1, abrindo depois 3/1 e administrando a vantagem para sair na frente no jogo, ao marcar 6/4. A segunda série começou e continuou com ainda mais domínio da dupla. Com um break logo no game inicial e mais um no quinto, os cabeças de chave número 2 chegaram a 5/1. Quando tudo parecia caminhar para o final do jogo, os adversários reagiram e, com duas quebras, empataram em 5/5. Aí Melo e Kubot recuperaram o controle da partida: quebraram mais uma vez, 6/5, e fecharam em 7/5 para seguir na defesa do título em Xangai.

Foi o primeiro passo em busca do bicampeonato da dupla em Xangai e do quarto título de Marcelo no torneio. Com Kubot, foi campeão em 2018 e vice em 2017, conquistando o Masters 1000 mais duas vezes: em 2013 (com o croata Ivan Dodig) e em 2015 (com o sul-africano Raven Klaasen).

Marcelo Melo e Lukasz Kubot buscam Finals

O Masters 1000 de Xangai é o segundo torneio de Melo e Kubot na China – antes jogaram o ATP 500 de Beijing, onde foram vice-campeões. Depois, até o final do mês, estarão no ATP 500 de Viena, na Áustria, e no Masters 1000 de Paris. Entre os objetivos, a busca pela classificação para o ATP Finals, que pode vir já em Xangai. O torneio reúne as oito melhores parcerias de 2019, em novembro, no encerramento do ano, em Londres, na Inglaterra.

Marcelo Melo e Lukasz Kubot estão em segundo lugar na Corrida para Londres, com 3.745 pontos, atrás apenas dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, com 8.030 – única parceria já classificada. No ranking mundial individual de duplas, Melo ocupa a sexta colocação, com 5.170 pontos. Kubot é o quinto, com 5.350.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis