Siga o OTD

Tênis

Brasil inicia nesta sexta duelo com Barbados pelo zonal da Davis

Time disputa contra rivais do Caribe vaga na Copa Davis de março do ano que vem entrando pelos Qualifiers

(Luiz Candido/CBT)

Duas partidas de simples nesta sexta-feira (13) abrem o confronto entre Brasil e Barbados pelo Zonal Americano I no saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC). O torneio vale como acesso para a Copa Davis do ano que vem, entrando pelos Qualifiers. Os países se enfrentam pela primeira vez na história do torneio.

João Menezes contra Darian King e Thiago Monteiro versus Haydn Lewis abrem os confrontos a partir das 12h30. No sábado (14), Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam Darian King e Haydn Lewis às 11 horas. Após as duplas, estão programados os jogos entre Thiago Monteiro contra Darian King e João Menezes diante de Haydn Lewis.

“Estamos seguindo com os treinos, aqui em Criciúma, para esse jogo de sábado. A Davis é, sempre, uma grande motivação para todos. Então, temos de estar preparados, já que eles contarão com um belo jogador, que é o Darian King”, observa Marcelo, que integra o Time Brasil desde 2008, fará sua 23ª partida pelo País na Copa Davis.

É a estreia de Jaime Oncins como capitão da equipe, formada pelos mineiros Marcelo e Bruno, o cearense Thiago Monteiro, o também mineiro João Menezes e o paranaense Thiago Wild. Os jovens Felipe Meligeni Alves e Pedro Boscardin integram o grupo para treinamentos.

Jaime Oncins comentou sobre o duelo. “Poder escolher o piso, a altitude, a bola, são as pequenas vantagens que têm o time que joga em casa. Mas minha experiência de Copa Davis me diz que é preciso ficar atento, e é isso que tenho passado ao grupo. É uma pequena vantagem, que tem que saber aproveitar. Existe o favoritismo no papel, mas na quadra é outra história, precisamos estar sempre atentos”.

Barbados tem como capitão Damien Applewhaite. “Nós conhecemos a realidade da situação e sabemos que não somos os favoritos. O Brasil é um grande país e conquistou muito na história do tênis, mas estamos felizes com nossa preparação até agora. Temos o Darian King, que é o principal atleta do nosso país, mas para ganhar o confronto é preciso vencer três partidas. Vamos fazer o possível para competir da melhor forma”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis