Siga o OTD

Tênis

Equipe da Copa Davis é definida para duelo com Barbados

João Menezes 1 Tênis ITF
João Menezes foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima - Washington Alves/COB

O capitão Jaime Oncins definiu nesta sexta-feira (9) os convocados para o confronto contra Barbados, pelo  Zonal Americano I da Copa Davis. O grupo de cinco jogadores contará com Marcelo Melo, Bruno Soares, Thiago Monteiro, João Menezes e Thiago Wild, para os jogos em 13 e 14 de setembro, em Criciúma (SC).

“Nós temos um bom grupo de jogadores, em diferentes níveis de experiência. Temos os atletas com mais experiência, que são os casos do Marcelo e do Bruno, com vários confrontos de Davis. Temos o Thiago Monteiro, que, apesar de ser jovem, já tem bastante experiência no circuito internacional, e também temos o João Menezes, que é um jovem que vem numa ascensão muito grande, coroada com o ouro no Pan. Temos também o Thiago Wild, que é um jovem buscando adquirir experiência no circuito internacional e que terá uma excelente oportunidade para trocar informações com todos esses jogadores”, afirma Oncins, que escolheu jogar na Sociedade Recreativa Mampituba por causa do saibro, em local no nível do mar e com temperatura amena.

Em quinto lugar no ranking de duplas da ATP, o mineiro Marcelo Melo é um dos atletas brasileiros com mais convocações no currículo para a Copa Davis, com 22 participações. Em bom momento no circuito internacional, ele está confiante com o novo momento da equipe.

“A expectativa é muito boa. Acho que venho jogando muito bem ultimamente e com certeza estarei pronto para defender o Brasil mais uma vez na Copa Davis. Vai começar um novo ciclo com o Jaime e acredito que ele vai ser um excelente capitão. Ele já jogou vários confrontos de Davis, tem uma experiência grande na competição e vai agregar muito para todos os jogadores”, aponta Melo.

O otimismo é compartilhado pelo também mineiro Bruno Soares, 10º do ranking de duplas. Com 18 convocações e membro da equipe brasileira desde 2005, ele mantém o orgulho de representar o país numa competição por equipes. “A expectativa de voltar a defender o Brasil na Davis é sempre muito boa. É uma competição extremamente especial por causa honra máxima que é ser convocado, representar o país, a bandeira, e vestir a camisa da seleção. Tenho certeza que todo mundo vai chegar com foco máximo no objetivo, que é ganhar o confronto”, destaca.

Com seis convocações para a Copa Davis, o cearense Thiago Monteiro (106º do ranking de simples da ATP) espera aproveitar as próximas semanas no circuito internacional para ganhar ainda mais ritmo. “Eu venho em um bom ano e as expectativas são as melhores possíveis. Agora, a meta é se preparar bem, pois tem algumas semanas de torneio para estar em bom ritmo, forte, para chegar no melhor momento possível na Davis. Temos que buscar a vitória nesse confronto para, no ano que vem, retornar à elite do tênis”, diz.

Uma das grandes novidades entre os convocados é o mineiro João Menezes, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, já sob o comando de Jaime Oncins, e número 212 da ATP. Essa será a primeira vez de Menezes na equipe principal da Davis, embora ele tenha sido convidado para participar dos treinamentos com o grupo em fevereiro, quando o Brasil enfrentou a Bélgica. “Desde o começo do ano eu disse que seria um objetivo meu: jogar a Davis. Espero representar o país na Davis do mesmo jeito que representei no Pan, com garra, empenho e dando o máximo de mim. Além disso, será ótimo voltar a trabalhar com o Jaime. Mais uma semana de aprendizado com ele é um tempo muito bem aproveitado. Sem o Jaime, não teria vindo a medalha de ouro no Pan”, conta Menezes.

“A expectativa para a Davis é sempre a mesma: ajudar a equipe a sair com os melhores resultados e tirar o melhor desta semana. Passei uma semana bem legal com o Jaime no Pan-Americano e gostei do método de trabalho dele”, completa Thiago Wild, número 372 na ATP.

Mais em Tênis