Siga o OTD

Tênis

Melo e Kubot dão primeiro passo em busca do tri em Halle

Campeã na Alemanha em 2017 e 2018, dupla confirmou o favoritismo e precisou de apenas uma hora para derrotar os holandeses Koolhof e Middelkoop

divulgação/arquivo

Atuais bicampeões, Marcelo Melo e Lukasz Kubot estrearam com vitória no ATP de Halle, dando o primeiro passo em busca do tricampeonato da competição nível 500 na Alemanha.

Principal cabeça de chave, a dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot confirmou o favoritismo e derrotou os holandeses Wesley Koolhof e Matwe Middelkoop por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 1 hora, garantindo a vaga nas quartas de final.

O próximo jogo, no segundo torneio na grama preparatório para Wimbledon, será diante do belga David Goffin e do francês Pierre-Hugues Herbert, em data e horário a serem definidos, valendo lugar na semifinal no ATP de Halle.

“Hoje jogamos muito bem desde o começo. Até o último game de saque estávamos com 91% de primeiro saque e isso na grama ajuda muito. Fizemos um jogo redondo do primeiro ao último ponto, que é muito importante para nós aqui, neste torneio que gostamos muito”, afirmou Marcelo Melo. “Ganhamos duas vezes seguidas, mais uma vitória agora. Então é seguir nesse ritmo, nessa energia positiva, para conseguir passar quem sabe mais uma rodada para frente”.

Com uma atuação segura desde o início do jogo, sem dar chances aos adversários, Marcelo Melo e Lukasz Kubot conseguiram o break logo no quarto game do primeiro set para marcar 3/1, abrir na sequência 4/1 e administrar a vantagem para vencer por 6/3 em 29 minutos. Na segunda série, a dupla manteve o domínio e com duas quebras – no terceiro e no sétimo games – fechou em 6/2 para avançar no torneio.

ATP de Halle é preparação para Wimbledon

Nos dois últimos anos, eles comemoraram o título em Halle em preparação para o terceiro Grand Slam do ano, Wimbledon, que agora em 2019 terá início no dia 1º de julho, em Londres, na Inglaterra. Em 2017, venceram todos os torneios que disputaram na grama – em s-Hertogenbosch, na Holanda, Halle e, na sequência, Wimbledon. Este ano, em s-Hertogenbosch, chegaram até as quartas de final.

No ranking mundial individual de duplas da ATP, Melo é o quarto colocado, com 6.070 pontos. Kubot aparece em segundo, com 6.340. Na Corrida para Londres estão em sexto lugar, com 1.950 pontos.

Na temporada 2019, Marcelo Melo e   conquistaram 19 vitórias, quatro no Masters 1000 de Indian Wells, com o vice-campeonato, três no Masters 1000 de Miami, duas no Masters 1000 de Monte Carlo, uma em Barcelona, duas em Madri, três em Roma, duas em Roland Garros, uma em s-Hertogenbosch, além dessa no ATP de Halle.

A partir do dia 24, Marcelo Melo estará ao lado do britânico Andy Murray para a disputa do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra. Depois volta a se reunir com  Lukasz Kubot para o Grand Slam em Londres.

O mineiro Marcelo Melo, 35 anos, e o polonês Lukasz Kubot, 37 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada 2017. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016.

Em 2018, disputaram 63 jogos, em 25 torneios, com 41 vitórias, conquistando quatro títulos: ATP 250 de Sidney, na Austrália; ATP 500 de Halle, na Alemanha; ATP 500 de Beijing e Masters 1000 de Xangai, ambos na China. Nos Grand Slam, foram vice-campeões no US Open, em Nova Iorque (EUA).

O ano marcou três recordes na carreira de Marcelo: passou a ser o tenista brasileiro com maior número de semanas no topo do ranking: 56; recordista brasileiro em número de títulos da ATP, encerrando 2018 com 32; e o jogador brasileiro que mais vezes disputou o ATP Finals: seis vezes.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis