Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Ymanitu Silva, o Many, faz história em Roland Garros

Many ele registra seu nome na história como o primeiro brasileiro a disputar a chave de um torneio Grand Slam de tênis em cadeira de rodas

arquivo

O brasileiro Ymanitu Silva, ou somente Many, disputou o torneio de tênis em cadeira de rodas em Roland Garros nesta sexta-feira (7). Ele entrou como convidado e perdeu para o cabeça de chave número 1, o australiano Dylan Alcott sem oferecer muita resistência, foram parciais de 6/1 e 6/2.

Mas o resultado era o de menos na quadra. A partida marcou o esporte paralímpico brasileiro já que Ymanitu Silva registra seu nome na história como o primeiro brasileiro a disputar a chave de um torneio Grand Slam de tênis em cadeira de rodas.

O atleta recebeu convite da organização de Roland Garros em abril e, no mês seguinte, teve seu nome confirmado para a disputa entre os tenistas quad, que têm comprometimento em três ou mais extremidades do corpo.

“Conseguir essa vaga em Roland Garros é a realização de um sonho. Ver que todo o trabalho e esforço que sempre tive estão sendo reconhecidos me dá uma alegria muito grande”, afirmou Ymanitu Silva, na ocasião da confirmação de sua vaga. “Sempre sonhei em participar um dia (em Roland Garros). É sensacional poder representar o meu país”, completou.

Many sofreu um acidente de carro em 2007, ficou tetraplégico e foi durante a reabilitação que conheceu o tênis em cadeira de rodas. Já em 2014 recebu sua primeira convocação para a seleção principal e participou dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ele também quer participar dos Jogos Parapan Americanos de Lima, agora no mês de agosto e, futuramente, busca uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia