Siga o OTD

Tênis

João Menezes vence favorito e cresce em Samarkand

Brasileiro havia passeado na primeira rodada contra rival wild card e agora elimina quarto cabeça de chave com autoridade

arquivo

O brasileiro João Menezes venceu o cazaque Aleksandr Nedovyesov nesta quarta-feira (15) e se classificou para as oitavas de final do Challenger de Samarkand, no Azerbaijão. A vitória foi por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4 em pouco mais de uma hora de duelo.

Foi a segunda vitória de João Menezes no Challenger de Samarkand, agora sobre o cabeça de chave número quatro do torneio que entrou no campeonato como o 194º colocado do ranking da ATP. O brasileiro era o 355º.

Na primeira rodada João Menezes passou fácil pelo tenista da casa Olimjon Nabiev, convidado pela organização, em sets diretos com 6/0 e 6/1 nas parciais. O adversário da próxima fase será Denis Yevseyev, também do Cazaquistão.

O jogo

O primeiro set foi difícil para os sacadores. João Menezes conseguiu confirmar três dos quatro games em que serviu, mas somente em um, no último, teve folga. No quinto, por exemplo, precisou salvar dois break points em meio a treze disputas de bola. Da devolução, o brasileiro quebrou os três saques de Aleksandr Nedovyesov.

A segunda parcial foi oposta. Com autoridade, os sacadores foram impondo seu jogo e confirmando os games de serviço sem maiores ameaças. Somente no quinto game apareceram break points, dois em favor do brasileiro, que aproveitou o segundo.

A quebra foi decisiva, pois permitiu que João Menezes abrisse 4 a 2 no sexto game, vantagem que conservou até o 6/4, fechando a partida no Challenger de Samarkand em 1h13 no terceiro de um triplo match point.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis