Siga o OTD

Tênis

João Menezes passa voando pela estreia no Uzbequistão

Brasileiro precisou de apenas 51 minutos para atropelar tenista da casa em dois sets. Guilherme Clezar e Tiago Wild perdem

João Menezes, do tênis
João Menezes venceu fácil, mas agora tem pedreira

O brasileiro João Menezes passou fácil pela estreia do Challenger de Samarkand, no Uzbequistão. Jogando contra Olimjon Nabiev, tenista da casa wild card, o brasileiro fez 2 sets a 0 com parciais de 6/0 e 6/1 nesta terça (14) e se classificou para a segunda rodada da competição.

Para Tiago Wild a terça foi bem diferente. Já na segunda rodada, ele disputou uma partida bem equilibrada contra o cabeça de chave número seis do torneio, o bielorrusso Uladzimir Ignatik, e perdeu por 2 sets a 1 após mais de duas horas de duelo. As parciais foram de 7/6, 4/6 e 6/3.

Guilherme Clezar também foi derrotado nesta terça-feira, na segunda rodada da competição. Caiu diante do australiano Aleksandar Vukic em dois sets, com 7/5 e 6/4 nas parciais.

João Menezes em menos de uma hora

João Menezes precisou de apenas 51 minutos para eliminar Olimjon Nabiev. No primeiro set, com o saque, o brasileiro perdeu apenas um ponto em treze disputados. Na devolução, chegou a ter dois triplos e um duplo break point nos três games em que o uzbeque sacou. Nabiev resistiu nos três, mas acabou quebrado em todos.

No segundo, João Menezes sacou quatro vezes e novamente perdeu apenas um ponto, mas agora em 17 disputados. As duas quebras que conseguiu foram sem muita resistência desta vez. Foram duas, ganhando oito de nove pontos disputados. A vitória veio no sétimo game, no segundo match point.

A próxima rodada promete ser mais difícil para o brasileiro. Ele enfrenta Aleksandr Nedovyesov, do Cazaquistão, quarto cabeça de chave e atual número 194 do ranking mundial. João Menezes entrou na competição como o 355º colocado e Olimjon Nabiev, convidado para participar do Challenger de Samarkand, não figura na lista da ATP.

Guilherme Clezar e Tiago Wild fora o Challenger de Samarkand

O duelo entre Tiago Wild e Uladzimir Ignatik pela segunda rodada do Challenger de Samarkand começou com total predomínio dos sacadores. No primeiro game, nada de quebras, nem ao menos break points, e a parcial foi para o tie break.

Tiago Wild começou melhor o game desempate abrindo 4 a 0, mas o bielorrusso reagiu e virou para 5 a 4. A parti daí o equilíbrio voltou ao duelo e Uladzimir Ignatik fechou no 7/5 no primeiro set point que apareceu.

O segundo set foi da devolução. Nos primeiros sete games foram nada menos do que cinco quebras. melhor para o brasileiro, que fez 4 a 3 no saque do rival, aumentou para 5 a 3 logo a seguir e fechou o jogo no 6/4 também no primeiro set point que conseguiu.

A terceira e decisiva parcial começou como o início do jogo. No quarto game, porém, Tiago Wild deu sinais de que começava a ter dificuldades no saque, pois teve de salvar dois break points. Nos outros dois que sacou, porém, não conseguiu e acabou derrotado por 6/2.

Já Guilherme Clezar começou tomando duas quebras de Aleksandar Vukic, reagiu e devolveu uma no décimo game, quando tinha 5/4 contra, mas voltou a perder o saque logo a seguir. No segundo set a quebra que decidiu a partida a favor do australiano foi no sétimo game. Guilherme Clezar ainda pressionou muito no oitavo, mas não conseguiu devolver e sucumbiu no décimo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis