Siga o OTD

Tênis

Bellucci sofre com a inconstância de seu jogo e cai na semifinal em Shenzhen

Thomaz Bellucci fez um jogo de altos e baixos neste sábado contra o checo Thomas Berdych e exatamente por isso acabou derrotado na semifinal do ATP de Shenzhen, na China. Em alguns momentos, o brasileiro deu a pinta de que poderia vencer o nono colocado do ranking mundial, mas em outros foi atrapalhado pela própria irregularidade, o que acabou facilitando a vida do adversário, que é extremamente consistente em quadras rápidas, e venceu com parciais de 6/2 e 7/5.

O exemplo do que foi a tônica do jogo aconteceu nas duas primeiras vezes em que Thomaz Bellucci sacou no set inicial. Na primeira, foi arrasador, variou o serviço, deixou o adversário desnorteado e fechou o game sem deixar Berdych marcar nenhum ponto. Mas, na segunda, aconteceu tudo ao contrário. O brasileiro não conseguiu encaixar bem os saques e teve o serviço quebrado sem que desta vez ele tenha marcado nenhum ponto no game.  Como do outro lado havia um tenista regular e equilibrado, o placar a esta altura mostrava 3 a 1 para o checo, que já tinha confirmado o serviço nos dois primeiros em que sacou no set.

No sétimo game, Bellucci esteve muito perto de devolver a quebra. Pressionou o adversário, mas teve azar. O placar estava empatado em 30/30, quando o brasileiro acertou um golpe cruzado para ter o game point a seu favor. Berdych pediu o desafio do lance e o computador mostrou que a bola tinha saído por milímetros. O que seria um 40/30 para o brasileiro, virou para o checo, que fez mais um ponto e fechou o game, abrindo 5 a 2.

No oitavo game, Bellucci voltou a mostrar irregularidade em seu saque e acabou tendo o serviço quebrado novamente. Com isso, Berdych fechou o primeiro set em 6/2.

No segundo set, Bellucci teve o saque quebrado no quarto game, o que fez Berdych abrir 3 a 1 de vantagem, mas o brasileiro, desta vez, conseguiu reagir e devolveu a quebra na nona parcial. Empolgado, o brasileiro sacou muito no game seguinte, não deu chances para o adversário e empatou em 5 a 5.

Mas, na hora de levar o jogo para o tie break, a inconstância do jogo de Bellucci apareceu de novo. Bastava confirmar o saque para empatar em 6 a 6, mas errou demais, acabou não marcando nenhum ponto no game e perdeu o set por 7 a 5.

Tomas Berdych vai disputar a final do ATP de Shenzhen neste domingo contra o francês Richard Gasquet ao derrotar o sérvio Janko Tipsarevic. Gasquet venceu o primeiro set por 6/2  e vencia o segundo por 4/1 quando o adversário acabou se machucando e abandonando a partida.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis