Siga o OTD

Tênis

CBT anuncia dados do desenvolvimento do tênis no Brasil

Com uma coletiva de imprensa concedida nesta terça-feira (16), em Florianópolis, a  Confederação Brasileira de Tênis, através do seu presidente Rafael Westrupp, anunciou dados do desenvolvimento da modalidade no Brasil. Participaram da coletiva o Ministro do Esporte Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, o Prefeito Municipal de Florianópolis Gean Loureiro, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude Márcio Luiz Alves, o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias, o tenista André Sá, ranking ATP 54 do mundo de duplas e representante da Comissão dos Jogadores na Assembleia da CBT; o Diretor de Marketing da PEUGEOT Antoine Gaston-Breton e Noaide Nery Correa Alves, representando o presidente do Correios.

A ITF (Federação Internacional de Tênis) renovou pela segunda vez consecutiva o Certificado Ouro ITF para o Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis. Atualmente há 16 países com o certificado nível ouro: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal Espanha e Suíça. Como a Colômbia está em fase de análise para a renovação, por enquanto o Brasil é o único País da América do Sul a ter a certificação ouro, em nível máximo. Desde que a ITF anunciou a criação das certificações em nível ouro, prata e bronze, em 2013, que o Brasil vem recebendo o reconhecimento máximo.

Para cada Nível de Certificação são analisados diferentes requisitos, dentre os quais destacamos: carga horária de 300 horas, capacidade para ministrar os cursos equivalentes aos Níveis 1, 2 e 3 da ITF, sistema de competências e avaliações, calendário de cursos, equipe de tutores, treinamento da equipe, produção de materiais, site oficial, sistema de graduação de treinadores (SNPG), realização de um Workshop Nacional, estrutura do departamento, entre outros.

O Workshop Internacional de Tênis da CBT neste ano será em Curitiba, de 03 a 04 de junho, no Clube Curitibano. As inscrições permanecem abertas até o dia 20 de maio, pelo site  www.workshopcbt.com. Neste ano, com a presença do espanhol Pancho Alvariño e do argentino Ignacio Asenzo. Pancho Alvariño é conhecido por ter trabalhado com os ex-número 1º do mundo Marat Safin e sua irmã Dinara Safina. Além deles o espanhol treinou Nicolay Davidenko, David Ferrer, Igor Andreev, Alex Calatrava, entre outros. Foi Capitão da equipe espanhola vencedora da Fed Cup em 1992 e dos Jogos Olímpicos  de Barcelona. O espanhol vai abordar palestras com os temas “A melhor profissão do século XXI: Treinador de tênis”, “Padrões de jogo de fundo de quadra”, “Conceito da formação de jogadores na Espanha”, “Padrões de jogo de “meia quadra” e rede” e “Aplicação prática dos padrões de jogo: O que fazer nos treinos e na prática”.

Na manhã desta terça-feira o Ministro do Esporte, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, esteve na sede da CBT, quando foi apresentado um modelo de inspiração para a operacionalização do Centro Olímpico de Tênis, no Rio de Janeiro. “A CBT se sente honrada por ter sido convidada desde o começo pelo Ministro para participar da realização do legado olímpico, especificamente da nossa modalidade. Tivemos a oportunidade de apresentar um modelo de proporções menores, que é o modelo da FCT/CBT aqui em Florianópolis, com cinco quadras, com aulas sociais, alto rendimento, toda parte educacional, com salas de aulas para o contra turno escolar, reforço para as crianças que participam desse projeto social, e é um modelo que queremos levar ao Rio de Janeiro. O Rio tem um apelo muito grande pelo ATP 500 que promove, onde entendemos que tem que fazer parte desse projeto e acontecer dentro do centro olímpico, mas vamos estudar em parceria com o Ministério. O Ministro sabe que tem o total apoio da CBT para essas decisões. Somos sim a favor do centro multiuso, damos o total apoio à CBB, por exemplo, que vai sediar a segunda etapa do mundial de vôlei de praia no próximo fim de semana, pois não é conflitante, são modelos a nível mundial que temos como exemplos e de responsabilidade de uso”, destacou o presidente da CBT.

Durante a coletiva de imprensa foi realizada a assinatura de contrato de patrocínio da Peugeot com a CBT,  o anúncio da Companion Sports como patrocinadora oficial  de material esportivo da CBT. “O tênis já é parte integrante da história da nossa marca na França e no mundo. Somos parceiros Platinum e o carro oficial da ATP World Tour desde 2016, com 30 torneios patrocinados mundialmente. A parceria entre Peugeot e CBT no Brasil é uma continuidade lógica para seguir apoiando os jovens talentos e para ajudar a próxima geração  de grandes jogadores brasileiros a ter um futuro promissor”, afirmou Antoine Gaston-Breton, diretor de marketing da PEUGEOT.

Além disso, o anúncio da etapa Florianópolis do Circuito Infantojuvenil de Tênis – o maior circuito juvenil de tênis do Brasil, que acontece em todas as regiões do Brasil e é responsável por revelar novos talentos do tênis brasileiro. A etapa Florianópolis acontece de 19 a 28 de maio, com as competições de 12 a 18 anos na sede do LIC, na Lagoa da Conceição e o Tennis Kids sendo disputados na sede da FCT/CBT. “Esse é um torneio que valoriza a categoria de base do tênis brasileiro. Os principais atletas expoentes que fizeram a transição para o profissional há pouco disputaram o Circuito Infantojuvenil. Ele é muito importante para os juvenis”, salientou Rafael Westrupp.

Durante a coletiva a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a FCT/CBT assinaram a renovação do convênio da Sede da Federação Catarinense de Tênis, incluindo a Confederação Brasileira de Tênis como parte do instrumento de contrato. A nova sede da CBT fica junto à FCT, na Beira Mar Norte, em Florianópolis e além de toda a infraestrutura necessária, possui cinco quadras de tênis. “Acho fundamental esta renovação pois conseguiremos trabalhar mais 5 anos com tranquilidade. Já estamos apoiando o projeto da PMF com o tênis nas ruas de lazer da Avenida Beira Mar Norte aos domingos e temos as portas abertas para os projetos esportivos da cidade, bem como os projetos sociais”, falou o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias.

 

“É a primeira vez que a CBT tem uma casa própria, antes alugava os imóveis em São Paulo e uma sede com cinco quadras públicas e toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento administrativo da entidade”, falou Westrupp.

A CBT também anunciou o forte investimento que vem sendo realizado nos atletas de base brasileiros e que têm sido revertidos em grandes resultados dentro das quadras. A CBT apoia com passagens, despesas de viagens, seguro saúde e outras necessidades que os atletas necessitam pontualmente.

A tenista Beatriz Haddad Maia é um dos exemplos de como esse investimento vem colhendo resultados. Apoiada pela CBT desde que era juvenil, a atleta passou pelo delicado período de transição entre o juvenil e o profissional e vem fazendo a melhor campanha de sua carreira, dando um salto em seu ranking, chegando a número 100 do mundo, com apenas 20 anos. “É muito importante para os juvenis terem a possibilidade de viajarem com treinador, de viajar com equipe, de disputar os sul-americanos, de poder estar vivenciando os ITFs e classificando para estar nos grand slams juvenis, pois estes torneios trazem muita experiência para a gente, para quando chegar no profissional não ser um susto.”, disse Bia Maia.

Neste domingo (14), Bia foi campeã do ITF US$ 100mil de Cagnes-Sur-Mer, Com os pontos obtidos neste torneio, a tenista número 1 do Brasil entrou para o top 100, tornando-se a oitava brasileira a realizar esse feito. As outras sete foram Maria Esther Bueno, Niege Dias, Claudia Monteiro, Patricia Medrado, Gisele Miró, Andrea Vieira e Teliana Pereira.

 

Seguem últimos resultados do Time Brasil das equipes juvenis de tênis, apoiadas pela CBT:

Cadeirantes Mundial – Juvenil – 3º

Sul-Americano 16 anos – Masculino – Campeão / Feminino – 4º

Sul-Americano 14 anos – Masculino – Vice-campeão /Feminino – 3º

Seguem últimos resultados dos atletas em transição e profisisonais apoiados pela CBT:

Thomaz Bellucci – Vice-campeão do ATP 250 de Houston / Semifinalista do ATP 250 de Quito / Venceu os dois jogos na Copa Davis contra o Equador (Brasil 5 x 0 Equador)

Rogério Dutra-Silva – Campeão do ATP 250 de São Paulo (Duplas) / Campeão do Challenger de Santiago / Campeão do Challenger da Cidade do Paramá

Thiago Monteiro –  Quadrifinalista do ATP 500 do Rio de Janeiro / Quadrifinalista do ATP 250 de Buenos Aires / Venceu os dois jogos na Copa Davis contra o Equador (Brasil 5 x 0 Equador)

Marcelo Melo – Campeão do Masters 1000 de Miami / Campeão do Masters 1000 de Madrid / Vice-campeão do Master 1000 de Indian Wells / Quadrifinalista do Masters 1000 de Monte Carlo / Venceu o jogo da Copa Davis contra o Equador

Bruno Soares – Campeão do ATP 500 de Acapulpo / Vice-Campeão do ATP 250 de Sydney / Semifinalista do Masters 1000 de Indian Wells / Semifinalista do ATP 500 do Rio de Janeiro / Semifinalista do ATP 250 de Doha / Quadrifinalista do Masters 1000 de Miami / Quadrifinalista do Masters 1000 de Monte Carlo / Quadrifinalista do Masters 1000 de Madrid

Marcelo Demoliner – Campeão do Challenger de Irving / Vice-Campeão do ATP 250 de São Paulo / Semifinalista do ATP 250 de Auckland / Semifinalista do ATP 250 de Montpellier / Semifinalista do Challenger de Aix em Provence

André Sá – Campeão do ATP 250 de São Paulo /Semifinalista do Challenger da Cidade do Panamá / Quadrifinalista do ATP 250 de Auckland / Quadrifinalista do ATP 250 de Estoril

Guilherme Clezar – Vice-Campeão do Future 9 da Itália/ Semifinalista do Challenger de Santiago

Bia Haddad Maia – Campeã do WTA de Bogotá (Duplas) / Campeã do ITF de Cagnes Sur Mer / Campeã do ITF de Clare /Semifinalista do WTA de Praga

Teliana Pereira – Semifinalista do ITF de Horbart

Orlando Luz – Vice-Campeão do Future 13 da Espanha /Semifinalista do Challenger de Santiago (Duplas)

Marcelo Zormann – Campeão do Future 11 da Espanha (Duplas) /Semifinalista do Challenger de Santiago (Duplas) / Semifinalista do Future 12 da Espanha (Duplas) / Semifinalista do Future 6 da Tunísia

Igor Marcondes – Campeão do Future 13 da Espanha (Duplas) / Semifinalista do Furure 8 da Turquia (Duplas) / Quadrifinalista do Future 14 da Turquia / Quadrifinalista do Future 11 da Turquia

Felipe Meligeni Alves– Semifinalista do Future 8 da Turquia (Duplas) / Quadrifinalista do Future 10 da Turquia

Gabriel Decamps – Conquistou o primeiro ponto na ATP no Future 5 dos Estados Unidos / Campeão do ITF de Mar del Plata (Duplas) /Semifinalista da Copa Gerdau (Duplas) / Quadrifinalista do Banana Bowl

Thiago Wild– Conquistou o dois primeiros pontos na ATP nos Futures 15 e 16 da Turquia / Campeão do ITF de Mar del Plata / Vice-Campeão do Banana Bowl

Mateus Alves – Campeão do Sul-Americano 16 anos por equipes / Semifinalista do ITF de Prato (Duplas) / Quadrifinalista do ITF de Barranquilla / Quadrifinalista do ITF de Prato

João Ferreira – Campeão do Sul-Americano 16 anos por equipes / Semifinalista do ITF de Prato (Duplas) / Quadrifinalista do Mundial juvenil

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tênis