Siga o OTD

Tênis

Brasil vence, conquista a Fed Cup e disputa vaga no grupo Mundial

Repetindo a final de 2018, time brasileiro venceu o Paraguai, por 2 a 0 e se garantiu na disputa por uma vaga no Grupo Mundial II

Capitã Roberta Burzagli convoca equipe para disputa da Fed Cup

Depois de terminar na liderança do grupo B na primeira fase, o Brasil enfrentou o Paraguai na decisão da Fed Cup, na tarde deste sábado (09), em Medelim. Conseguindo ditar o ritmo desde o começo, a equipe brasileira conseguiu vencer os dois jogos de simples e conquistou o torneio. Com isso, as brasileiras se garantiram nos playoffs para o grupo Mundial II.

Na primeira partida do dia, Carolina Meligeni teve pela frente Montserrat Gonzalez. No duelo, a tenista brasileira foi melhor do começo ao fim. Sacando melhor, Carolina não teve problemas para manter o seu saque durante todo o tempo. Quando sua adversária sacava, a atleta do Brasil conseguia forçar erros e com isso teve quebras ao seu favor, saindo com a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

No segundo confronto da decisão da Fed Cup, Beatriz Haddad Maia enfrentou Veronica Cepele Rougg. Precisando da vitória para forçar o terceiro e decisivo jogo, a paraguaia partiu para cima, forçando mais as bolas, e acabou aumentando o número de erros. Com isso, Bia Haddad manteve a regularidade, aproveitou as oportunidades e fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, dando o título da competição para o Brasil.

A capitã Roberta Burzagli, que foi auxiliar técnica em 2018 e em outras quatro oportunidades, comemorou a vitória contra o Paraguai e destacou a união do grupo como um dos fatores fundamentais para o título em Medellín.

“Estou muito feliz. Foi muito especial, pois tínhamos perdido para o Paraguai no ano passado, jogando bem. Mas desta vez a união fez a diferença. Passamos por dificuldades durante a semana, mas todas as vezes conseguimos reverter, fomos nos unindo e ficando mais fortes”, contou Burzagli, que elogiou o desempenho de suas atletas na final.

“Esperávamos um confronto até mais duro hoje, de repente uma decisão nas duplas, mas as meninas jogaram super bem, tanto a Carol quanto a Bia. Tinha o nervosismo dos dois lados, mas eu tentei focar as meninas na hora da virada de quadra, para elas pensarem na tática e não na contagem dos pontos, e elas responderam super bem, jogaram muito bem e ganhamos de 2 a 0, 24/10”, avaliou a capitã do Time Brasil.

Com o resultado, o Brasil se garantiu nos playoffs do grupo Mundial II. A equipe brasileira disputa essa fase com mais sete países, quatro vencedores de zonais classificatórios, como o Brasil, e quatro derrotados do Grupo Mundial II. Se vencerem a partida da fase em questão, as meninas do Brasil se garantem no grupo Mundial II, se forem derrotadas elas retornam para a disputa do zonal americano na próxima temporada.

Até o momento estão confirmados no playoff do grupo Mundial II Brasil e Cazaquistão. As outras seis vagas sairão dos vencedores dos duelos entre Rússia x Suécia e Grã-Bretanha x Sérvia. As quatro últimas vagas ficarão com os países derrotados entre Suíça x Itália, Japão x Espanha, Holanda x Canadá e Letônia x Eslováquia.

Mais em Tênis