Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo disputa cinco torneios na Europa de olho na vaga para o ATP Finals em Londres

Marcelo Melo é o brasileiro mais bem colocado no ranking de duplas da ATP, ocupando a quinta posição. Nesta quinta-feira (04), o jogador viaja para a Europa para a disputa de alguns dos mais importantes torneios de tênis da temporada. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, seu parceiro desde o início deste ano, o mineiro de 33 anos estará em busca de vitórias e títulos. Serão cinco competições, entre os meses de maio e julho, entre as quais dois Grand Slam: Roland Garros e Wimbledon.

Nesse início de temporada, a nova dupla foi destaque com a conquista do título no Masters 1000 de Miami e o vice-campeonato em Indian Wells. Uma boa performance na gira europeia poderá garantir lugar para o ATP Finals em Londres, entre as oito melhores parcerias do ano. Na corrida por uma vaga, Melo e Kubot ocupam atualmente a segunda colocação no ranking da ATP.

A dupla inicia a série de torneios na Europa na próxima semana com o Mutua Madri Open, a partir do dia 8 e, na sequência, disputa o Internazionali BNL d’Italia, em Roma – ambos Masters 1000. Depois, estará em Roland Garros, competição que começa no dia 28, em Paris. Da França segue para a Inglaterra, onde volta suas atenções para Wimbledon, em Londres, no início de julho – participando ainda do Torneio do Queens, no final de junho.

Marcelo Melo foi campeão em Roland Garros, em 2015, com o croata Ivan Dodig, ano em que se tornou o único brasileiro a alcançar o posto de número um no ranking de duplas.

Antes de anunciarem a disputa de toda a temporada 2017, Melo e Kubot já haviam formado dupla algumas vezes, em 2015 e 2016, quando venceram duas edições do ATP 500 de Viena.

“Estamos muito felizes com os resultados deste começo de ano. Não é todo dia que se ganha um Masters 1000. Tivemos uma chance em Indian Wells e acabamos ficando com o vice-campeonato. Aí veio Miami e pudemos comemorar. Agora fica a expectativa para essa série de torneios na Europa”, afirma Melo.

Marcelo não escondeu a motivação com o início da gira europeia e com a chance de garantir bons resultados, especialmente em Wimbledon. “Meu torneio favorito é Wimbledon e estou confiante que, com a programação que estamos fazendo, possamos chegar lá muito bem preparados. Lógico que antes temos Roland Garros. Quem sabe consiga repetir o título. Mas, um grande resultado em Wimbledon, para mim, será muito especial”, observa Marcelo. “Também estou trabalhando para voltar a ser número um do mundo”, garante.

Na corrida por um lugar no ATP Finals, Marcelo diz que o importante é pensar na vaga passo a passo. “Torneio por torneio. Para chegar lá, nós precisamos atingir por volta de 3500 pontos no ranking. Por isso, acredito que temos grandes chances de encerrar a gira classificados”, explica.

Além das conquistas com Kubot (número 11 do ranking), Melo participou neste início de 2017 do Zonal Americano I da Copa Davis. Em dupla com Bruno Soares, garantiu o terceiro e decisivo ponto no confronto diante do Equador, classificando o Brasil para disputar, em setembro, uma vaga no Grupo Mundial em 2018, diante do Japão.

O Masters 1000 de Miami foi o sexto título de Marcelo Melo em torneios deste nível – o último havia sido em Cincinnati (EUA), no ano passado, quando fez parceria com Ivan Dodig. Também representou a 43ª final em torneios profissionais, somando 23 conquistas.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tênis