Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo é homenageado por participação na Copa Davis

Marcelo Melo recebeu uma bola e cristal por ter disputado 21 jogos da Davis integrando a equipe brasileira, nesta sexta-feira (1). Desde a sua primeira convocação em 2008, são 18 vitórias.

Foto: Luiz Candido/CBT

O dia foi de homenagem para o mineiro Marcelo Melo, nesta sexta-feira (1), em Uberlândia (MG), onde está sendo realizado o confronto entre Brasil e Bélgica pela Copa Davis. A Federação Internacional de Tênis (ITF) entregou a Marcelo uma bola de cristal por ter disputado 21 jogos da Davis integrando a equipe brasileira, desde a sua primeira convocação em 2008, somando 18 vitórias – 17 em duplas e uma em simples. O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, e Ricardo Aguirre, representando a ITF, participaram da cerimônia na quadra do ginásio Sabiazinho.

Marcelo entrará na quadra neste sábado (2), ao lado do também mineiro Bruno Soares, a partir das 14h, para enfrentar, como favoritos, a dupla Sander Gille (80º no ranking) e  Joran Vliegen (81º). Marcelo é o atual número 12 do mundo e, Bruno, o quinto no ranking de duplas da ATP. Ele treinou com a equipe brasileira, em Uberlândia, desde o domingo (27), preparando-se para a partida diante de Gille e Vliegen.

“Fui pego de surpresa numa homenagem da ITF, nesse prêmio pelo comprometimento com a Copa Davis. Fiquei muito feliz de ter recebido. Todos sabem quanto é importante essa competição para nós tenistas. Então ser reconhecido foi muito legal, especialmente estando jogando em casa. Muito obrigado à ITF, à CBT e aos que fizeram essa homenagem. Foi muito gratificante. Agora é focar na dupla amanhã (sábado)”, afirmou Marcelo, patrocinado por Centauro, BMG e Itambé, com o apoio da Volvo e Confederação Brasileira de Tênis. O jogo diante dos belgas será o primeiro na temporada 2019, após se recuperar de uma lesão muscular nas costas que o afastou do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano, em janeiro.

A equipe brasileira é comandada pelo capitão João Zwetsch. Além da dupla Marcelo e Bruno, o Brasil conta com o cearense Thiago Monteiro e o paulista Rogério Dutra Silva, em simples, e como quinto jogador o jovem paranaense Thiago Wild. Com Gille e Vliegen, nas duplas, a Bélgica – do capitão Johan Van Herck – tem ainda Arthur De Greef e Kimmer Coopejans nas simples.

A partida de duplas será a terceira do confronto, que teve início nesta sexta com dois jogos de simples (Thiago Monteiro venceu Arthur De Greef por 6/3 e 6/2 e Rogério Silva está enfrentando Kimmer Coppejans), na quadra de saibro especialmente montada para o evento no ginásio Sabiazinho. Na cerimônia de abertura houve um minuto de silêncio em memória dos mortos da tragédia de Brumadinho. No sábado, após a dupla, a programação terá mais duas partidas de simples, encerrando as disputas: Thiago Monteiro x Coopejans e Rogério Silva x De Greef.

A vitória no confronto vale uma vaga no grupo de 18 equipes que disputarão a primeira edição da fase decisiva da Copa Davis no novo formato, com sede única, em novembro, na Caja Mágica, em Madri, na Espanha.

Três torneios ATP 500 em fevereiro. Entre eles, o Rio Open – Depois da Davis, neste início de mês, Marcelo Melo inicia sua participação no calendário 2019 da ATP na Holanda. A partir do dia 11, ao lado do parceiro, o polonês Lukasz Kubot, disputará o ATP 500 de Roterdã, em quadra rápida. Na sequência, no dia 18, Marcelo estará de volta ao Brasil para sua sexta participação no Rio Open, ATP 500 no saibro do Jockey Club Brasileiro, torneio que joga desde a primeira edição, em 2014. Do Rio para o México, no ATP 500 de Acapulco, que começa no dia 25. Em 2018, Melo e Kubot chegaram até as quartas de final em Roterdã e no Rio e não estiveram em Acapulco, em função de uma infecção de Marcelo que o afastou do torneio mexicano.

Mais em Tênis