Siga o OTD

Tênis

Nova geração e lendas celebram união no Encontro Internacional

Evento reuniu os principais nomes do esporte em Florianópolis durante uma semana de imersão

Divulgação

O Encontro Internacional de Treinamento da Confederação Brasileira de Tênis encerrou com chave ouro. Durante seis dias, mais de 150 tenistas, ex-tenistas, técnicos, preparadores físicos e outros profissionais da área passaram pelas quadras rápidas da sede da entidade, em Florianópolis.

O evento reuniu os três melhores tenistas do ranking nacional infantojuvenil das categorias 12 a 18 anos, atletas da nova geração, os principais profissionais e algumas lendas do esporte, como Paulo Cleto, Thomaz Koch, Marcos Hocevar, além do tricampeão de Roland-Garros Gustavo Kuerten, que é natural da Ilha de Santa Catarina.

O Encontro também contou com a presença de atletas e técnicos de oito países da COSAT (Confederação Sul-americana de Tênis) e da Cotecc (Confederação de Tênis da América Central e Caribe): Barbados, Bermuda, Bolívia, Chile, Jamaica, Paraguai, Peru e Venezuela. Em paralelo, ainda tiveram o Workshop de Preparação Física e o Workshop de Gestão Esportiva, este último voltado às Federações.

“Foi uma semana muito especial, na casa do tênis brasileiro, na CBT. A integração de atletas profissionais, ex-atletas, grandes lendas do tênis, como Thomaz Koch, Paulo Cleto, Marcos Hocevar, Marcos Daniel. Todos desfrutando deste momento de treinamento, de interação, juntamente com os preparadores físicos e outros profissionais da parte técnica”, avaliou o presidente da CBT, Rafael Westrupp.

“Além disso, tivemos nessa semana outros agentes do tênis, presidentes de Federações, representantes do COB, da Cosat, da ITF, caracterizando a nível global esse Encontro Internacional e demonstrando a união do tênis brasileiro. Também tivemos um Workhop de Gestão Esportiva voltado às Federações para disseminar conhecimento e capilarizar a melhor forma de organizar e administrar o tênis no Brasil. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo e agradeço a todos os envolvidos nesta semana mágica”, ressaltou Westrupp.

Foram convocados os três melhores tenistas do ranking nacional infantojuvenil das categorias 12 a 18 anos, masculino e feminino, com base no ranking do dia 5 de novembro. Durante a semana, vários profissionais também prestigiaram o evento, como Beatriz Haddad Maia, Bruno Soares, Carolina Meligeni, Fabrício Neis, Fernando Romboli, Felipe Meligeni, Gabriela Cé, Gilbert Klier, João Menezes, João Pedro Sorgi, Marcelo Demoliner, Orlando Luz, Rafael Matos, Rogério Dutra Silva, Thaisa Pedretti, Thiago Monteiro, Thiago Wild e Ymanitu Silva.

A convivência durante esta semana e a troca de informações e experiências ficarão guardadas para sempre na memória, principalmente entre os tenistas juvenis. “Foi uma semana muito boa, uma troca de experiência incrível com os melhores do país, uma boa possibilidade de treinarmos com a galera da Cosat, de outros países e ótima oportunidade também para treinar com os brasileiros, pegar ritmo, treinar com técnicos diferentes. Foi um saldo muito positivo”, destacou a paulista Camilla Bossi, de 16 anos.

Além dos tenistas, o Encontro também contou com 25 importantes técnicos do país, entre eles o capitão da Copa Davis, João Zwetsch, a capitã da Fed Cup, Roberta Burzagli, Daniel Melo, treinador de Marcelo Melo e membro da comissão técnica da Davis, Luiz Peniza, novo auxiliar técnico da Fed, Paulo Cleto, capitão da Davis por 17 anos, André Sá, Marcos Daniel, Marcos Hocevar e Thomaz Koch.

“Eu estive meio afastado do tênis, da CBT, nos últimos anos, mas essa nova diretoria, o Westrupp, o Frick [Eduardo, gerente de Eventos e Esportes da CBT] me fizeram sair do casulo. Ver essa garotada com os profissionais, reunir nomes como Thomaz Koch, Marcos Hocevar, Marcos Daniel. Foi uma bola dentro da CBT. Estou muito feliz e otimista com o tênis brasileiro com o que vi durante essa semana”, resumiu Paulo Cleto.

O discurso emocionado de Bia Haddad Maia no fim do Encontro não deixou dúvidas do sucesso do evento. “Acho que a CBT acertou mais uma vez em reunir tanta gente boa. Pessoas como o Paulo Cleto, o Thomaz Koch, que abriram caminho para o tênis brasileiro e que se não fosse por eles não existiria a minha geração. Por isso acredito que é importante essa união de todas as gerações, essa semana foi muito positiva, de muita troca e aprendizado. Foi muito bom treinar com todas as meninas, de todas as categorias e encerrar jogando o rei da quadra, em clima de descontração, foi uma sensação muito boa. Gostaria de de agradecer a todos por essa semana”, afirmou a número 1 do país.

Mais em Tênis