Siga o OTD

Tênis

Com Guga, CBT abre Encontro Internacional de Treinamento

Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, interagiu com atletas e técnicos e bateu bola com crianças de projetos

Divulgação

Começou nesta segunda-feira (03) o Encontro Internacional de Treinamento da Confederação Brasileira de Tênis, na sede da entidade, em Florianópolis. O principal destaque do primeiro dia do evento foi a presença ilustre de Gustavo Kuerten. O tricampeão de Roland Garros interagiu com treinadores, preparadores físicos, tenistas profissionais, juvenis e ainda bateu bola com as crianças do projeto Jogue Tênis nas Escolas/CBT, da Escola Guga Kuerten e do projeto Correios Transformando pelo Tênis da CBT, em parceria com a Federação Catarinense de Tênis.

A abertura do evento também coincidiu com o Dia Nacional do Tênis, data em que Guga comemora 18 anos da liderança do ranking mundial. “Confesso que tinha até esquecido que hoje era dia 3 e que há 18 anos eu ganhava do André Agassi, lá em Lisboa, depois de passar pelo Pete Sampras na semi. Vir aqui e receber esse carinho da garotada é muito gratificante”, afirmou o ex-número 1 do mundo. “Quero parabenizar a CBT pelo esforço e pelos acertos que tem conduzido nos últimos anos. Também pelo trabalho que tem feito junto com os treinadores, que é muito importante. Eu já estou ficando velhinho, mas temos uma geração com conquistas reais hoje, com Bia (Haddad), Bruno (Soares), Marcelo (Melo), Thiago (Monteiro). Precisamos nos unir cada vez mais para colher os frutos lá na frente”, ressaltou.

O Encontro Internacional de Treinamento da Confederação Brasileira de Tênis vai até sábado e reunirá os principais nomes do tênis nacional durante seis dias de imersão. Além dos brasileiros, também há a presença de atletas e técnicos de oito países da Cosat (Confederação Sul-americana de Tênis) e da Cotecc (Confederação de Tênis da América Central e Caribe): Barbados, Bermuda, Bolívia, Chile, Jamaica, Paraguai, Peru e Venezuela.

Foram convocados os três melhores tenistas do ranking nacional infantojuvenil das categorias de 12 a 18 anos, masculino e feminino, com base no ranking do dia 5 de novembro. Durante a semana, vários profissionais também prestigiarão o evento e terão a oportunidade de trocar experiências com a nova geração, como Beatriz Haddad Maia, Bruno Soares, Carolina Meligeni, Fabrício Neis, Fernando Romboli, Felipe Meligeni, Gabriela Cé, Gilbert Klier, João Menezes, João Pedro Sorgi, Marcelo Demoliner, Marcelo Melo, Orlando Luz, Rafael Matos, Rogério Dutra Silva, Teliana Pereira, Thaisa Pedretti, Thiago Monteiro, Thiago Wild e Ymanitu Silva.

“É muito legal uma ação como essa, reunir todo esse pessoal, a geração nova que está vindo, a velha guarda também junto, trocando muitas informações. Acho que é muito bacana. A molecada estava ali conversando com o Marcos Hocevar, conhecendo um pouco da história de cada um, é muito importante essa troca. Quando eu era mais novo também tive essa troca com os mais velhos, então é muito legal essa ideia do Encontro anual da CBT”, avaliou o paulista Rogério Dutra Silva, que fez a abertura do evento no início do dia junto com o presidente da CBT, Rafael Westrupp, e o Gerente de Eventos e Esportes da entidade, Eduardo Frick.

Além dos tenistas, o Encontro também conta com 25 importantes técnicos do país, entre eles o capitão da Copa Davis, João Zwetsch, a capitã da Fed Cup, Roberta Burzagli, Daniel Melo, treinador de Marcelo Melo e membro da comissão técnica da Davis, Luiz Peniza, novo auxiliar técnico da Fed, Paulo Cleto, capitão da Davis por 17 anos, André Sá, Fernando Meligeni, Marcos Daniel, Marcos Hocevar e Thomaz Koch.

Também fazem parte do Encontro doze preparadores físicos dos principais clubes e centros de treinamentos nacionais, como Eduardo Faria, membro da equipe da Davis, e Miguel Cantori, da comissão da Fed, além de Chriszogno Bastos, referência mundial e que trabalha com Bruno Soares e Marcelo Melo. Além de trabalharam diariamente com os tenistas, os preparadores também terão um Workshop de quarta-feira a sexta-feira.

Integrando a programação será realizado um Workshop de Gestão Esportiva, destinado às Federações, entre sexta-feira e sábado.

Mais em Tênis