Siga o OTD

Tênis

Após reversão de MP, Brasileiro Interclubes será realizado

2ª Copa Curitibano encerra o Circuito Infantojuvenil da CBT com presença de 34 clubes e quase 300 tenistas. Competição tinha sido suspensa devido à MP 841/18, que interrompeu temporariamente o repasse de recursos

Divulgação

Começa nesta sexta-feira o Campeonato Brasileiro Interclubes – 2a Copa Curitibano – Circuito Nacional GA Infantojuvenil de Tênis CBT. Após ter o calendário suspenso devido à MP 841/18, que interrompeu temporariamente o repasse de recursos federais ao Comitê Brasileiro de Clubes, a competição retorna em grande estilo no Clube Curitibano, na capital paranaense, e encerra a temporada de torneios do tênis infantojuvenil nacional.

O evento, que vai até o dia 25, é a última etapa do Circuito Infantojuvenil da CBT e definirá os campeões de 2018. Ao todo, 196 tenistas de 34 clubes e 12 Estados disputarão os torneios G1 e GA (de maior pontuação), divididos nas categorias 14, 16 e 18 anos, em ambos os naipes. Todos os atletas devem estar obrigatoriamente vinculados a algum clube filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes e têm direito à passagem e hospedagem gratuitas.

Pela mudança na MP 841/18, as categorias 12 anos serão disputadas separadamente, juntamente com o Tennis Kids, totalizando mais 81 atletas. Apesar de as disputas serem concomitantes na mesma data e local, os tenistas das categorias 12 anos não terão mais os benefícios de passagem e hospedagem de acordo com as normas da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Ao todo, foram realizadas três etapas do Interclubes válidas para o ranking de 2018: Salvador, Criciúma e São Paulo. A etapa paulista no Esperia, no começo de junho, foi a última antes do impasse provocado pela MP 841/18. O texto da MP acabou alterado após grande esforço da CBT e mobilização e união de toda a comunidade esportiva nacional. A redação final não prejudicou o desporto nacional, mas foram necessárias algumas alterações jurídicas e operacionais que exigiram ajustes no regulamento do Campeonato Brasileiro Interclubes.

“Tivemos três etapas realizadas esse ano, em Salvador, Criciúma e São Paulo, com recorde de inscritos. O Interclubes é um torneio fantástico, muito bem elaborado pela CBT. Aí tivemos o contratempo da MP, que acabou cancelando as etapas de Minas e Caxias do Sul, que não foram possíveis fazer nesse segundo semestre devido ao curto espaço de tempo. Mas vamos encerrar com chave de ouro em Curitiba, no Clube Curitibano”, projetou o diretor do torneio da CBT, Aristides Barcellos.

“Os Campeonatos Brasileiros Interclubes são de extrema importância porque incentivam a consolidação de um calendário de competições esportivas nacionais, o que é um fator essencial no desenvolvimento e formação de atletas”, destacou o presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Jair Alfredo Pereira.

“Para nós do Curitibano é muito importante receber a última etapa do Interclubes, depois da reversão da MP 841/18. Tivemos que fazer algumas mudanças, adaptar datas, saíram as categorias 12 anos, mas houve um entendimento e uma adesão muito boa dos clubes. Temos certeza que será um grande evento”, afirmou o supervisor do tênis infantojuvenil do Curitibano, Homero Ravedutti Neto.

O Campeonato Brasileiro Interclubes está confirmado para 2019 com seis etapas. Durante o Interclubes de Curitiba será realizado um Workshop no Clube Curitibano, no dia 20, às 14h, para passar todos os detalhes do novo formato aos atletas, pais e treinadores. “Para 2019 estão confirmadas as seis etapas que estavam previstas para esse ano. O novo formato e o calendário serão anunciados no Workshop que realizaremos agora na etapa de Curitiba. Um novo formato tentando contemplar todos os clubes. Esperamos fazer um 2019 ainda melhor”, finalizou Barcellos.

Mais em Tênis