Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo e Lukasz Kubot disputam classificação nesta sexta

Dupla precisa vencer por sets diretos e ainda contar com uma derrota da dupla Herbert e Mahut, também por sets diretos no ATP Finals

Marcelo Melo e Lukasz Kubot perdem em estreia no ATP Finals
USTA / Pete Staples

Marcelo Melo e Lukasz Kubot vão decidir nesta sexta (16) a classificação para as semifinais do ATP Finals na terceira e última rodada da fase de grupos, em Londres, na Inglaterra. Nesta última quarta-feira (14), Melo e Kubot, cabeças de chave número 3 , foram derrotados pelos franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, cabeças de chave número 8, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, em 1h10min. Com duas derrotas no Grupo Knowles/Nestor, enfrentam nesta sexta-feira (16) o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic, cabeças  de chave número 1.

Melo e Kubot precisam vencer Marach e Pavic em dois sets e dependem, ainda, de uma derrota de Herbert e Mahut também em sets diretos, para tentar a vaga no critério de game average. Herbert e Mahut jogam contra os norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock, cabeças de chave número 5, que tem duas vitórias e lideram o grupo. Nesta quarta, Bryan e Sock marcaram 6/4 e 7/6 (7-4) em Marach e Pavic.

O torneio reúne as oito melhores parcerias da temporada e será disputado até este domingo (18). Na primeira fase, as duplas são divididas em dois grupos, jogando todas contra todos dentro da chave. As duas melhores de cada um disputam as semifinais, no sábado (17), com a decisão do título no domingo.

Esta é a sexta participação seguida de Marcelo Melo no Finals, recordista entre os brasileiros, a quinta de Kubot e a segunda jogando juntos. Eles terminaram como vice-campeões no ano passado. Marcelo foi vice, também, em 2014, ao lado do croata Ivan Dodig.

Melo e Kubot estão na terceira colocação no ranking mundial de duplas, com 5.430 pontos. A liderança é do austríaco Oliver Marach e do croata Mate Pavic, com 7.700, seguidos dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, com 5.830. No ranking mundial individual de duplas, eles dividem a sétima colocação, com 5.160 pontos.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Tênis