Siga o OTD

Taekwondo

Maicon Andrade tem revanche contra único lutador que o derrotou na Olimpíada

Medalha de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro, Maicon Andrade volta a competir neste sábado depois de um longo período de férias. O brasileiro vai disputar o Grand Prix de taekwondo em Baku, no Azerbaijão. Logo na estreia ele vai ter pela frente seu algoz nos Jogos de 2016: o atleta de Níger, Abdoulrazak Issoufou, que o derrotou nas quartas-de-final.

Maicon Andrade disputa primeira competição desde a Rio 2016 (Saulo Cruz/Exemplus/COB)

“Não estou 100% em termos de forma física, mas estou bem tranquilo. Vou fazer o meu melhor. Não sei como estão os outros, mas o meu pensamento é o de ganhar e não pensar que os outros também estão voltando de férias”, afirmou Maicon Andrade em entrevista ao GloboEsporte.com.

O Grand Prix de Baku é tratado por Maicon Andrade como o pontapé inicial do ciclo olímpico de 2020. Por isso, o objetivo dele é somar pontos no ranking mundial. “É a última competição do ano e uma das mais importantes do calendário. Para mim, marca o início do novo ciclo olímpico, em 2017, porque é um evento que tem pontuação alta. O Grand Prix é a competição que garante um cara na Olimpíada. São cinco etapas no calendário – quatro delas valem 40 pontos e a última, 80. É muito ponto! É equivalente à pontuação que se distribui nos campeonatos Europeu, Asiático e Pan-Americano”, explicou ao GloboEsporte.com.

Maicon Andrade só perdeu na Olimpíada para adversário que vai enfrentar em Baku

Na Olimpíada do Rio de Janeiro, Maicon Andrade venceu três das quatro lutas que fez. Bateu o americano Stephen Lambdin na estreia, mas caiu diante do rival que vai reencontrar neste sábado nas quartas-de-final. Depois, conseguiu mais duas vitórias, uma na repescagem contra o francês M Bar Ndaye e depois na disputa pelo bronze contra o britânico Mahama Cho.

Na luta contra Abdoulrazak Issoufou na Olimpíada, o que chamou a atenção foi a diferença de altura entre os dois. O atleta do Níger tem 2,07m, 17 centímetros a mais do que o brasileiro. No Rio de Janeiro, Issoufou fez história ao ganhar a segunda medalha do país, um dos mais pobres do mundo, nos Jogos.

Além de Maicon Andrade, a brasileira Raphaella Galacho participa do Grand Prix de Baku. Ela estreia contra a holandesa Reshmie Oogink.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Taekwondo